Treinamento de militares americanos na Amazônia causa polêmica
A previsão é de que em 2023 sejam investidos cerca de US$800 mil só para treinamento dos nossos militares
O treinamento conjunto entre as Forças Armadas do Brasil e cerca de 300 militares norte-americanos têm gerado polêmicas entre a população de todo o país nas redes sociais. Os comentários demonstram a preocupação e desconfiança sobre a presença dos militares estadunidenses no Brasil, que veem o exercício como um oportunismo do mais poderoso exército do mundo para ter conhecimento da área geográfica com possíveis interesses futuros ocultos, como a exploração dos recursos minerais da região e até uma posse silenciosa desse território brasileiro.
Alguns poucos lembram que essa operação conjunta entre as duas nações existe há muito tempo. Por outro lado, os norte-americanos têm investido dinheiro em equipamentos e adestramento de militares brasileiros. A previsão é de que em 2023 sejam investidos cerca de US$800 mil só para treinamento dos nossos militares.
Segundo a Revista Sociedade Militar, os norte-americanos vão investir milhões de dólares na preparação de militares de países de língua portuguesa. Angola, por exemplo, vai receber 5 milhões de dólares em investimentos na área militar.




