O trem de passageiros na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) passará por um período de paralisação, que começa neste domingo (28) e se encerra no domingo de Páscoa, em 4 de abril. Ela acontecerá entre as estações de Belo Horizonte e Cariacica, no Espírito Santo, nos dois sentidos.
“Informamos que a circulação do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas será temporariamente suspensa entre Cariacica (ES) e Belo Horizonte (MG), em ambos os sentidos, entre os dias 28/3 e 4/4. O transporte também será interrompido entre Itabira e Nova Era.
A medida é voltada para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 (coronavírus) e atende ao decreto 4848-R do Governo do Estado do Espírito Santo, publicado em 26/03, que determinou a suspensão de transporte interestadual rodoviário e ferroviário de passageiros.
Os passageiros que tiverem suas viagens canceladas poderão solicitar remarcação ou o reembolso do bilhete, sem custo adicional. Mais informações: Alô Ferrovias (0800 285 7000).”
Trem de passageiros em Carajás
Ainda no site, a Vale informou que seguindo as orientações dos organismos de saúde pública, os trens circulam pela Estrada de Ferro Carajás com redução de vagas. Além disso, é listada uma séria de recomendações para o uso seguro do serviço.
A empresa explica que, para evitar aglomerações, durante o período de embarque, o acesso às estações é permitido somente aos passageiros com bilhete em mãos. A exceção são passageiros prioritários que podem acessar as estações com seus acompanhantes.
As poltronas do trem foram bloqueadas para aplicação de distanciamento social a bordo e o uso delas só será permitido em caso de famílias com crianças e sendo acordado com o Chefe de Trem e equipe de bordo. O uso de máscara é obrigatório tanto nas estações, como durante a viagem no trem.
Importante ressaltar que, durante o horário de embarque, as vendas de passagens na estação estão suspensas. Assim, as bilheterias funcionam apenas para remarcações, cancelamentos e outros atendimentos. Outra mudança é que o carro restaurante não está funcionando. Dessa maneira, o atendimento é realizado diretamente na poltrona do passageiro. Os pedidos são feito para os atendentes, que circulam em toda a composição.