Trem de passageiros volta a circular entre Barão e Belo Horizonte a partir de amanhã

O trânsito da locomotiva entre Barão de Cocais e Belo Horizonte estava paralisado desde o dia 20 de maio

Trem de passageiros volta a circular entre Barão e Belo Horizonte a partir de amanhã
Foto: Arquivo Vale

A mineradora Vale, responsável pelo trem de passageiros da linha férrea Vitória-Minas, informou nesta sexta-feira (30), por meio de nota, que o transporte voltará a circular em sua totalidade a partir de amanhã, 1º de setembro.

O trânsito entre as estações Dois Irmãos, em Barão de Cocais e Belo Horizonte havia sido interrompido no dia 20 de maio por conta do risco iminente de rompimento da barragem Sul Superior na Mina de Gongo Soco. Desde então, os passageiros que embarcavam na estação da capital mineira eram conduzidos até Barão de Cocais por meio de ônibus alugados pela Vale e de lá seguiam viagem no trem.

O conteúdo continua após o anúncio

De acordo com a mineradora, a retomada foi possível após uma empresa internacional de consultoria com atuação independente atestar a segurança das operações ferroviárias nas proximidades da Mina de Gongo Soco.

Desde o dia 22 de março a estrutura de rejeitos se encontra em nível máximo de alerta. Em maio, a Vale informou ao Ministério Público sobre a movimentação de um talude na Cava Norte da mina, que poderia vir abaixo entre os dias 19 e 25 daquele mês, causando danos desconhecidos à barragem. Apenas uma pequena porção do paredão cedeu e se acomodou no fundo da cava no dia 31, sem causar danos ao redor. 

MAIS NOTÍCIAS