UFMG garante vaga para os 187 amparados por liminar

  Os 187 candidatos que fizeram a segunda etapa do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por força de liminar terão vagas garantidas caso tenham conseguido nota satisfatória e saia decisão judicial favorável. O mesmo vale para os 26 processos individuais que estão em tramitação na Justiça. Segundo o reitor da Federal, Clélio […]

 

Os 187 candidatos que fizeram a segunda etapa do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por força de liminar terão vagas garantidas caso tenham conseguido nota satisfatória e saia decisão judicial favorável. O mesmo vale para os 26 processos individuais que estão em tramitação na Justiça.

Segundo o reitor da Federal, Clélio Campolina, a universidade está preparada para receber os alunos. “A UFMG acata todas as decisões judiciais, independentemente do resultado. Os 187 candidatos não foram aprovados pois têm nota zero na primeira etapa, o que os elimina do processo. Só fizeram a prova por determinação judicial. As ações individuais seguem o mesmo caminho. Não temos previsão de quando sairá a resposta da Justiça”.

O reitor também adiantou que em caso de decisão contra a UFMG, a universidade vai recorrer. “Quem representa a universidade é a Advocacia Geral da União em todas as ações. Então, em todos os casos, quando sai uma decisão desfavorável contra a UFMG, os recursos são automáticos”.

Dos 19.618 candidatos inscritos na segunda etapa do vestibular da UFMG, 187 fizeram as provas por força de uma ação liminar coletiva. A decisão da 6ª Vara da Justiça Federal do Estado do Maranhão sentenciou, na noite de 22 de janeiro, horas antes das provas, que a universidade convocasse todos os 3.326 candidatos que fizeram o Enem e tiveram problemas com a certificação do exame.

O Enem substituiu a primeira etapa nesta edição do vestibular da UFMG. Nas provas de novembro de 2010, milhares de alunos receberam provas com gabarito trocado ou em branco. Somente em Minas Gerais, foram aproximadamente 6 mil os prejudicados. Com isso, inscritos no vestibular da UFMG tiveram sua nota zerada na primeira etapa.

Neste ano, 6.598 alunos foram classificados para as 6.640 vagas em 75 cursos da UFMG em Belo Horizonte e em Montes Claros. As aulas terão inicio no dia 10 de março.