Unifei anuncia a chegada do curso de Matemática Tecnológica no campus de Itabira; saiba mais
O primeiro processo seletivo do curso será em 2025 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sendo oferecido em modalidade presencial, com parte das disciplinas em formato EAD ou remota
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) anunciou a criação do curso de bacharelado em Matemática Tecnológica (Mat Tec), no campus de Itabira. Com início previsto para 2025, a graduação chega para atender às crescentes demandas do mercado por profissionais qualificados em áreas como inteligência artificial, ciência de dados e computação quântica.
Sob a coordenação do professor Prof. Dr. Gustavo Henrique Oliveira Salgado, o curso será oferecido em modalidade presencial, com parte das disciplinas em formato EAD ou remota. Os horários das disciplinas foram planejados para o turno da manhã, permitindo mais tempo para estágios e projetos complementares.
O primeiro processo seletivo do curso será em 2025 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas remanescentes, quando houver, poderão ser preenchidas por processos seletivos para Transferência Externa, Transferência Interna e Portadores de Diploma de curso superior. Acompanhe os editais pela página da Coordenação de Processos Seletivos – COPS.
O curso de Matemática Tecnológica da Unifei combina uma sólida base matemática com competências avançadas em estatística e computação. A matriz curricular inclui disciplinas como Inferência Estatística, Inteligência Artificial Avançada, Computação Quântica e Ciência de Dados, além de projetos semestrais que simulam demandas reais do mercado. O diferencial do curso é a abordagem interdisciplinar e o foco em tecnologias de ponta, como redes neurais profundas – fundamento das IAs modernas.
Saiba mais sobre a área
Nas últimas décadas, a profissão de matemático alcançou um novo patamar de prestígio e relevância no mercado, especialmente nos setores financeiro e de tecnologia. Segundo um estudo recente da Fundação Getúlio Vargas, matemáticos ocupam o segundo lugar entre as profissões mais bem remuneradas no Brasil, com salários médios acima de R$16 mil. Apesar desse avanço, o Brasil ainda está atrás de países como Reino Unido e França na contribuição econômica de atividades intensivas em matemática.
Na avaliação do Prof. Dr. Gustavo Henrique Oliveira Salgado, o curso de Matemática Tecnológica se apresenta como uma iniciativa relevante para o desenvolvimento de um setor que está em pleno desenvolvimento no Brasil e no mundo. De acordo com Gustavo, o mercado está aquecido para quem domina a matemática e áreas afins, como estatística, ciência de dados, computação, algoritmos, etc. Além disso, existem muitas empresas de economia, do mercado financeiro, bancos, empresas da área de tecnologia e startups, e até o governo com projetos de políticas públicas e uma imensa gama de oportunidades de trabalho para matemáticos.
Para o professor, apesar da matemática sempre ter tido um papel decisivo na criação de novas tecnologias, isso tem se intensificado de forma exponencial nos últimos anos.
“Com o curso de matemática tecnológica, a Unifei Campus de Itabira pretende suprir parte das demandas e necessidades de um mercado de trabalho especializado em expansão, na medida em que o reconhecimento da importância de se contar com profissionais com conhecimentos matemáticos sólidos nos diferentes campos da produção, da pesquisa e da sociedade se amplia cada dia”.
Clique aqui para acessar o Projeto Pedagógico do Curso e outras informações
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected]