O presidente da Câmara Municipal de Itabira, Heraldo Noronha (PDT), viajou a Brasília nesta quinta-feira (23), onde se reuniu com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), aliado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para tratar sobre temas recorrentes da região. Estiveram na pauta do encontro, por exemplo, a chegada do curso de medicina a Itabira e as obras atrasadas do campus itabirano da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).
Sobre o curso de Medicina, Heraldo diz que Reginaldo se comprometeu a agilitar o processo, conduzido pelo Ministério da Educação (MEC). Antes de Camilo Santana (PT) assumir o ministério, o nome do deputado federal era um dos cotados para o cargo.
“Depende do MEC para liberar o curso (de medicina). Ele (Reginaldo Lopes) falou que vai ser bem rápida essa liberação”, disse o vereador à DeFato. O objetivo, segundo Heraldo, é que o curso seja oferecido tanto na Funcesi quanto na Unifei.
Por falar em Unifei, as polêmicas obras da universidade também foram discutidas no encontro. De acordo com o presidente da Câmara, Reginaldo Lopes prometeu acompanhar de perto a situação e ajudar no que for possível.
Além de anunciar a destinação de R$ 200 mil em emendas parlamentares para o custeio do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Heraldo também afirma ter conversado com membros do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, chefiado por Luciana Santos.
“Fui também no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, se comprometeram a arrumar asfalto pra ligar (a comunidade do) Macuco a Bom Jesus (do Amparo) até 2024. Porque lá tem produção de banana e leite, e eles trabalham nessa área, motivando as pessoas a produzirem mais”, detalha.