Valdemar Costa Neto diz que o PL é contra Flávio Dino no Supremo
Costa Neto disse que “o Partido Liberal é contra a aprovação, pelo Senado, do Flávio Dino para o STF. Ponto Final”
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse na segunda-feira (27), que o seu partido é contra a indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Em seu perfil no X, antigo Twitter, Costa Neto disse que “o Partido Liberal é contra a aprovação, pelo Senado, do Flávio Dino para o STF. Ponto Final”.
O atual posicionamento do presidente do PL contrapõe o que ele disse em setembro deste ano, quando afirmou que o seu partido apoiaria uma eventual indicação de Dino ao STF. “Se for um cidadão preparado, que é o caso, devemos votar a favor”, afirmou em entrevista à CNN.
À época, o comentário causou mal estar entre os filhos de Bolsonaro.
Flávio Bolsonaro (PL-RJ), senador, disse que “jamais votaria a favor de uma indicação de Dino, que é uma pessoa arrogante, prepotente, que defende aborto, não combate o tráfico de armas e drogas e debocha do Senado e usa sua polícia para perseguir políticos”.
Carlos Bolsonaro, vereador (Republicanos-RJ), criticou políticos do PL alinhados ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT): “Os outros partidos e grupelhos já perceberam que o PL está se passando nitidamente de fachada e veem a brecha para engolir tudo que você construiu”.
A indicação de Flávio Dino ao STF foi feita nesta segunda-feira (27) pelo presidente Lula para o lugar de Rosa Weber, que se aposentou no dia 2 de outubro.
Na oportunidade, Lula anunciou a indicação de Paulo Gonet para o cargo de Procurador-Geral da República (PGR), que vai ocupar o lugar de Augusto Aras, que se aposentou em setembro.
Dino e Gonet serão sabatinados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e depois terão que passar pelo colegiado da Casa.
Para serem aprovados, eles deverão ter o apoio de 41 senadores.