Vale do Aço também sofre com as chuvas: confira o balanço

Diversos municípios registraram ocorrências graves nos últimos dias

Vale do Aço também sofre com as chuvas: confira o balanço
Foto: Prefeitura de Coronel Fabriciano/Divulgação

Assim como boa parte do estado, o Vale do Aço, uma das mais importantes regiões mineiras, também sofre com as chuvas. Houve registro de ocorrências em Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e outros municípios da região. Confira, logo abaixo, atualizações sobre a situação em cada cidade do Vale do Aço.

Ipatinga

Neste domingo (8), Ipatinga decretou situação de emergência por conta das chuvas. De acordo com a Prefeitura Municipal, entre o início da noite do sábado (7) e a manhã do dia seguinte, o minicípio registrou 102mm de chuva. O alto volume de água causou pontos de obstrução de vias por deslizamentos de lama na avenida José Anatólio Barbosa, no bairro Vila Formosa, e na estrada que dá acesso ao Parque das Cachoeiras. Outro ponto de interdição ocorreu devido à queda de uma árvore sobre a via na avenida Raimundo Gomes, no bairro Taúbas.

Segundo a Prefeitura, o nível do ribeirão Ipanema segue elevado, mas a Defesa Civil monitora a situação. O município ainda garante que toda assistência está sendo prestada aos moradores das áreas de riscos e às ocorrências registradas.

Prefeitura de Ipartinga garante que a Defesa Civil acompanha a situação de perto. Foto: Prefeitura de Ipatinga/Divulgação

Coronel Fabriciano

Neste domingo (8), a Prefeitura de Coronel Fabriciano acionou o Gabinete de Crise criado em 2018 para gerenciar as ações da Defesa Civil e socorrer as vítimas das chuvas que assolam o município.

O alto índice pluviométrico registrado no final de semana na cidade (250mm), e nas cabeceiras do Rio Piracicaba, fez o nível do rio atingir a cota de inundação nas primeiras horas de ontem, elevando o alerta de risco para as famílias ribeirinhas. O rio chegou a 7,10. Com a cheia, a inundação atingiu as ruas baixas dos bairros Manoel Domingos, Dom Helvécio (Prainha), Mangueiras e Santa Terezinha l.

Até a tarde deste domingo, 72 famílias receberam atendimento da Defesa Civil, com alimentação e apoio logístico. A maioria foi atendida no ponto de apoio montado pela Prefeitura na Escola Municipal Boa Vista, bairro dos Professores.

Vale do Aço
Algumas ruas de Fabriciano foram tomadas pela água neste domingo. Foto: Prefeitura de Coronel Fabriciano/Divulgação

Governador Valadares

Em Valadares, a situação também preocupa. Às 8h desta segunda-feira (9), o nível do Rio Doce ultrapassou a cota de inundação, medindo 3,01m na régua do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Segundo um comunicado da Prefeitura, a previsão é de que até o fim da tarde de hoje o nível do rio atinja a cota de 3,60m, gerando preocupação, principalmente, nas comunidades ribeirinhas da cidade. Já foram registrados alagamentos em pelo menos seis bairros: Ilha dos Araújos, São Paulo, Santa Rita, São Pedro, Jardim Alice e JK.

Vale do Aço
O prefeito André Merlo se reuniu na manhã desta segunda com o Sistema de Comando Operacional (SCO), formado por representantes da Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, SAAE e entes políticos. Foto: Prefeitura de Valadares

Santana do Paraíso

Com seus pouco mais de 36 mil habitantes, segundo o último censo, Santana do Paraíso também não passoiu ilesa à chuva. Segundo a Defesa Civil, pelo menos três residências do município desabaram parcialmente após serem atingidas por deslizamentos de terra. Foram registradas ocorrências em quatro endereços: as ruas Finlândia, França, Diamante e Jaspe.

Vale do Aço
Foto: Prefeitura de Santana do Paraíso/Divulgação

Timóteo

Os timotenses também devem ficar atentos. A última atualização da Prefeitura Municipal afirma que o nível do rio que passa pela cidade estava em 580 às 9h, sendo que o nível de alerta é de 540 e o nível de inundação é 620. Conforme levantamento da Assistência Social, 43 pessoas (17 famílias) foram abrigadas na Escola José Ferreira Maia e outras quatro pessoas foram alojadas na Escola Municipal Infantil João Bolinha, ambas situadas no distrito de Cachoeira do Vale, um dos locais da região a sofrer com a chuva.

Nas primeiras horas desta segunda-feira, a Secretaria de Obras mobilizou quatro equipes para fazer a desobstrução de vias, remoção de árvores quebradas e limpeza em diversos bairros da cidade. No último sábado, o município decretou situação de emergência por conta de inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos e colapso de edificações.

Vale do Aço
Foto: Prefeitura de Timóteo/Divulgação

Jaguaraçu/Marliéria

Muito próximos entre si, os municípios de Jaguaraçu e Marliéria tiveram ruas alagadas, residências tomadas pela água e estradas interditadas após quedas de barreiras. Neste domingo, houve queda de barreiras nos KM’s 283, 285 e 288 da BR-381.

Vale do Aço
Foto: Divulgação PRF