Vale e terceirizadas demitiram mais de 2 mil trabalhadores este ano, diz Paulo Soares
Paulo Soares quer reunir entidades para debater o problema

Mais de 2 mil funcionários de terceirizadas e 60 funcionários da Vale foram demitidos nos três primeiros meses de 2015 em Itabira. A informação foi dada com preocupação pelo presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, Paulo Soares de Souza, na manhã desta quinta-feira, 19 de março.
O sindicalista convidou alguns órgãos de imprensa para falar do cenário preocupante na cidade. Ele informou que pretende reunir na próxima terça-feira, 24 de março, às 18 horas, órgãos e entidades para discutirem a situação. Estão sendo convidados representantes do Executivo e Legislativo itabirano, de igrejas católicas e evangélicas, CDL, Acita, Interassociação, OAB, Unifei, Funcesi. O encontro será na sede do Sindicato Metabase.
Paulo defende que, se as demissões continuarem, todos os segmentos serão atingidos, podendo desencadear um grave problema econômico e social. Ele comentou que o clima na área da mineradora é de tensão entre os trabalhadores. “As demissões não são só um problema de sindicato, mas de toda a sociedade de Itabira, pois a cada trabalhador da mina demitido, dois lá fora [no mercado de trabalho] são demitidos. É um assunto da CDL, da Acita, é da Prefeitura, da Câmara, é de todos nós”, afirmou.
Na reunião da próxima terça serão traçados planos de ação conjunta. Na próxima segunda-feira, 23, Paulo terá um encontro informal com o diretor de ferrosos Sudeste da Vale, Antônio Padovezi. A ideia é convidá-lo a ir à Câmara Municipal dar explicações.
Paulo Soares disse ainda que nos últimos 10 anos a Vale obteve lucro de mais de R$ 130 bilhões. Apesar do preço em queda do minério, a empresa tem aumentado a produção. “Jogar a crise nas costas do trabalhador, depois de 70 anos de mineração, entendemos que não é justo. Depois de ter tirado tanto dinheiro daqui, não é justo. Vai arrasar com a nossa cidade”, disse o presidente.