Vale realiza manutenção programada no Dique Quinzinho, em Itabira

A Vale iniciou nesta terça-feira, 16 de julho, obras de manutenção programada no Dique Quinzinho, na região do Borrachudo, em Itabira. Segundo a mineradora, serão realizados serviços de dragagem, com término previsto para o mês de setembro. A empresa informou que, durante as intervenções, haverá aumento no fluxo de veículos e equipamentos pelas vias de […]

Vale realiza manutenção programada no Dique Quinzinho, em Itabira
Dique está localizado próximo à comunidade de Borrachudo – Foto: Divulgação

A Vale iniciou nesta terça-feira, 16 de julho, obras de manutenção programada no Dique Quinzinho, na região do Borrachudo, em Itabira. Segundo a mineradora, serão realizados serviços de dragagem, com término previsto para o mês de setembro.

A empresa informou que, durante as intervenções, haverá aumento no fluxo de veículos e equipamentos pelas vias de acesso da Rodovia Luiz Menezes (AMG-1240), que liga Itabira ao distrito de Senhora do Carmo. Para dar mais segurança no trecho, as pistas receberam reforço de sinalização com placas e o trânsito está sendo controlado por operador de pare e siga. 

A Vale destaca que as obras fazem parte da rotina de manutenção da estrutura, “sem alterar os fatores de segurança”. A estrutura tem 16 metros de altura e armazena 302,7 mil metros cúbicos de rejeito, segundo dados da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam).  

O Dique Quinzinho opera em normalidade e possui declaração de condição de estabilidade, pontua a empresa. Ainda de acordo com a Vale, são realizadas inspeções e monitoramentos constantes da estrutura.