Após o retorno do goleiro Glaycon, o Valeriodoce Esporte Clube anunciou a chegada de mais três novos reforços para a disputa do Campeonato Mineiro Módulo II. Trata-se dos goleiros Felipe Nicolas e João Vitor, além do jovem zagueiro Cauã Mathias.
Com os anúncios, o clube itabirano chega a quatro contratações já oficializadas, além do treinador Ito Roque, anunciado na última semana.
Conheça os atletas
Felipe Nicolas tem 27 anos, possui passagens por União Suzano e Santa Catarina, e está disputando a série A2 do Campeonato Paulista pelo Taubaté, clube onde disputou 16 jogos como titular nesta temporada. Apesar de anunciado pelo Valério, o goleiro segue atuando pelo time paulista, que perdeu por 2×0 a partida de ida das semifinais da série A2.
Com o revés, o time de Felipe precisa vencer fora de casa por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis, ou por três gols para garantir a classificação direta às finais – que dá acesso à primeira divisão do Paulista.
Já o goleiro João Vitor Rapatão tem 33 anos e passagens por Grêmio Novorizontino (2012-2013), Crac (2013-2014), Atlético Diadema (2014), Anapólis (2016-2017) e Grêmio Anápolis (2018). Por estas equipes, o arqueiro fez 63 partidas, além de também ter acumulado passagens por Democrata-SL, ABC, Caldense, Botafogo-SP e Tombense, equipes onde não teve oportunidades.
Em fevereiro do ano passado, João Vitor comunicou em suas redes sociais que havia se retirado do futebol profissional.
Nesta segunda-feira (24), o VEC também anunciou a chegada do zagueiro Cauã Mathias, de 20 anos. O jovem atleta ainda não realizou nenhum jogo como atleta profissional, mas possui 29 jogos pelas equipes sub-20 e sub-21 do Brusque, além de outras 18 atuações pelo Camboriú sub-20.
De acordo com o Valériodoce, Cauã também possui experiência internacional pelo Montpellier, da França, além de ter feito parte do elenco do Brusque que conquistou o acesso para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, na campanha onde o clube catarinense foi vice-campeão da série C de 2023.
Goleiro Glaycon também está de volta ao Dragão
No início da noite de sexta-feira (21), o Valério já havia comunicado o retorno do goleiro Glaycon Rian, de 36 anos. “Glaycon retorna ao Dragão para reforçar nossa equipe na guerra pelo acesso! Que seja mais uma grande temporada de muitas defesas e conquistas para o nosso paredão”, diz o comunicado da equipe itabirana.
Em sua trajetória, o arqueiro contabiliza os títulos da Série B do Campeonato Brasileiro pelo América-MG em 2017; da Segunda Divisão e do Módulo II do Campeonato Mineiro pelo Coimbra, em 2018 e 2019, respectivamente; da terceira divisão do Campeonato Goiano pelo Abecat Ouvidorense, em 2023; e a segunda divisão do Campeonato Brasiliense, em 2024.
O retorno de Glaycon foi antecipado pelo portal DeFato Online ainda em janeiro. À época, João Mário de Brito, presidente do Valério, revelou que o time já possuía acordos encaminhados para a chegada de atletas, com alguns já firmando pré-contratos. Um desses jogadores era justamente o experiente goleiro, que defendeu o Dragão em 2024 e acumula passagens por América-MG, Villa Nova e Coimbra.
“O goleiro Glaycon está voltando. Ele é um líder perante os jogadores e vem mais goleiro bom. Não estou dizendo que ele será titular, isso não é comigo”, comentou João Mário na ocasião.
Valério estreará no Módulo II contra o Nacional de Muriaé
No total, o Módulo II reúne 12 equipes divididas em dois grupos. Em cada chave, os times duelam entre si em partidas de turno e returno, somando dez rodadas na primeira fase da competição. Os três melhores colocados de cada grupo avançam para a fase seguinte.
Os seis classificados voltam a ser separados em duas chaves: uma com a 1ª, 4ª e 6ª melhores campanhas da primeira fase; e a outra com o 2º, 3º e 5º melhores times da primeira fase. Novamente, as equipes duelam entre si em jogos de turno e returno, com os primeiros colocados de cada triangular chegando à final — e conquistando o acesso para a primeira divisão.
Os últimos colocados dos grupos A e B, ainda na primeira fase da competição, serão rebaixados para a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro em 2026.
Grupo A:
- Caldense (Poços de Caldas)
- Mamoré (Patos de Minas)
- Patrocinense (Patrocínio)
- Uberaba (Uberaba)
- URT (Patos de Minas)
- VEC (Varginha)
Grupo B:
- Democrata (Sete Lagoas)
- Ipatinga (Ipatinga)
- Guarani (Divinópolis)
- Nacional (Muriaé)
- North (Montes Claros)
- Valério (Itabira)
A competição terá início em 3 de maio e se estende até 2 de agosto — e garante duas vagas na primeira divisão estadual em 2026.O Valeriodoce Esporte Clube (VEC), representante de Itabira, fará a sua estreia contra o Nacional, em Muriaé, no dia 3 de maio, um sábado, às 15h30. Na segunda rodada, o Dragão enfrentará o Democrata no dia 11 de maio, um domingo, às 10h, no Estádio Israel Pinheiro, em Itabira.
Clique aqui para conferir a tabela completa.