Valério anuncia que não vai disputar a 2ª Divisão

Valério busca unir com secretária municipal de Educação e com secretária municipal de Esportes, Lazer e Juventude

Valério anuncia que não vai disputar a 2ª Divisão

Pela primeira vez em 75 anos, o Valério Esporte Clube não participará da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. O anúncio foi feito pelo presidente do clube, Luiz Antônio de Oliveira, o “Precata”, na manhã desta quinta-feira, 4 de maio, no Estádio Israel Pinheiro, em Itabira. Luiz explicou que a decisão foi tomada diante da situação econômica do Valério.

Segundo Precata, o Valério não pode viver na ilusão de que está tudo bem. “Disputamos campeonatos, mas, por trás não está legal. São dividas, processos e os compromissos do clube não estão em dia”, desabafou. O presidente afirmou que não desistirá e não parará por aqui. “Temos categoria de base em disputa, e, para recomeço, vamos entrar com esporte terceirizado de futsal”, contou.

A divida do VEC chega a R$ 8 milhões. Os problemas do passado têm refletido diretamente na situação atual do Valério. Há anos na última divisão do Campeonato Mineiro, o clube coleciona campanhas fracassadas e deficitárias a cada temporada. O Valério deve R$ 23.500 à Federação Mineira de Futebol (FMF), consequentes da taxa de liberação do alvará deste ano, pequenos custeios e divida do ano passado.

Em situação financeira complicada, o Valério tenta parcerias e alternativas para ter boa sorte em 2017. Uma delas é se aproximar dos times amadores de Itabira e cidades vizinhas. Segundo Precata, a saída é reestruturar o clube. “As secretarias de Educação e de Esporte e Lazer está nos dando apoio e força para iniciar”, contou.

No ano passado, o Dragão terminou em quinto lugar na hexagonal final da segunda divisão do Campeonato Mineiro.

Leia na íntegra a carta do VEC sobre a decisão de não participar do Campeonato:

Futuro

O Valério está disputando a categoria sub-20 e, sub-17 e sub-15 pelo Instituto Mineiro de Escolas de Futebol (IMEF). O time está em primeiro lugar no sub-15 e em terceiro no sub-17. “O futuro do Valério é esse aí”, salientou Precata.

O gerente de Futebol do VEC José Carlos Felipe, o “Felipão”, reforçou que irão trabalhar a base, já que não participarão do Campeonato. O Dragão visa unir com a Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa), para estreitar a relação e obter autorização para dar início às parcerias com os clubes amadores. “É um trabalho inicial feito com muito empenho e pensando no futuro do Valério. Um futebol sem base não consegue alavancar”, disse.

A intenção é que essa parceria seja feita com categorias de base. Dessa forma, potenciais valores dos times amadores seriam aproveitados pelas equipes de acesso do VEC antes de chegarem ao profissional.

O secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Martinho Francisco de Oliveira, contou que a ideia é trazer alunos de escolas de tempo integral para fazer atividades no Valério. “Entraríamos com a ajuda de melhorar a condição das quadras e do ambiente das atividades. Seria bom para o aluno, pois unirá educação e esporte”, contou.