Valério estreia e busca quebrar sequência negativa diante de rival

Gilmar Estevam conversa com os jogadores em um dos últimos treinos antes da estreia

Valério estreia e busca quebrar sequência negativa diante de rival
O Valério estreia pela Terceira Divisão do Campeonato Mineiro nesta segunda-feira, 22 de agosto, às 20h30, contra o Social, no Estádio Municipal João Lamego Netto (Lamegão), conhecido como Ipatingão. Rivais há muito tempo, o Dragão tem a missão de reverter um histórico recente de desvantagem contra o Saci. Nos últimos quatro confrontos, foram três vitórias do time do Vale do Aço e um empate.

A última vitória do Valério contra o Social foi em março de 2006, pelo Módulo II do Campeonato Mineiro. A partida terminou em 2 a 1 para o time de Itabira. Depois disso, os times empataram por 0 a 0 em 2007. No mesmo ano aconteceram os outros três jogos: vitórias da equipe de Coronel Fabriciano por 2 a 1 (duas vezes) e 4 a 2. Todos os jogos foram pelo Módulo II.

De acordo com dados fornecidos pelo clube de Coronel Fabriciano, Valério e Social já se enfrentaram 21 vezes em jogos oficiais. São oito vitórias do Saci, cinco do Dragão e oito empates. O VEC fez 21 gols e levou 27. A primeira partida oficial foi em 1997, pela primeira divisão do Mineiro. O resultado foi 0 a 0, em Coronel Fabriciano.

Campo bom

Havia dúvida de onde seria o jogo de estreia entre Valério e Social. O estádio Luis Ensch, em Coronel Fabriciano não tinha sido liberado pela Federação Mineira de Futebol (FMF). Porém, a diretoria do Saci divulgou que conseguiu um laudo favorável do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e que conseguiria jogar em seu campo. Mesmo assim, não houve consenso da FMF e o confronto foi mesmo mandado para o Lamegão, em Ipatinga.

O técnico do Valério, Gilmar Estevam, comemorou a marcação para o campo ipatinguense. “É um gramado grande, de boa qualidade. Você vê que há jogos da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro lá. Será uma oportunidade a mais de mostrar um bom futebol”, afirmou o treinador do Dragão.

O Valério treinou até domingo, quando os jogadores entraram em concentração no fim da tarde. Gilmar Estevam faz mistério na escalação do time que estreia, mas deve mandar a campo um time no esquema 3-5-2.

A partida entre Social e Valério será apitada pelo árbitro Igor Junior Benevenuto, da Federação Mineira de Futebol. Os bandeiras serão Ricardo Vieira Rodrigues (CBF) e Frederico Soares Vilarinho (CBF). O quarto árbitro é Guilhermino Lima, da Liga de Coronel Fabriciano.