Vários focos de incêndio atingem Conceição do Mato Dentro
Fogo se agravou na noite de ontem, com diversas ocorrências, e ainda há registros nesta manhã de quinta-feira, 19

Conceição do Mato Dentro (região Central de Minas Gerais) enfrenta uma série de incêndios florestais. A situação se agravou na noite dessa quarta-feira (18) e há vários fogos ainda nesta manhã de quinta-feira (19). Nos grupos de WhatsApp, muitas pessoas compartilham cenas de fogo (veja abaixo).
A cidade, que não possui Corpo de Bombeiros, tem contado com a ação da Defesa Civil para combater as chamas que acontecem em vários locais diferentes do município. Há informações de ocorrências de fogo na região de Itapoiacanga, na MG-10, próximo ao trevo do Córregos, no monumento natural Serra da Ferrugem e no distrito de Ouro Fino.
De acordo com o agente da Defesa Civil, Pedro Rios, os incêndios são considerados criminosos.
“Não existe incêndio que o sol bate, esquenta uma garrafa plástica e pega fogo no capim. A gente acredita que 100% desses incêndios sejam criminoso. A probabilidade do sol ficar muito tempo no mesmo lugar, aquecendo uma graminha seca não é possível”, diz Pedro Rios.
Enquanto conversava com a redação da DeFato Online, o agente da Defesa Civil se deslocava para o outro foco de incêndio no distrito de Ouro Fino.
Conceição do Mato Dentro
Conceição do Mato Dentro tem uma área de 1.720 km², o que corresponde a cinco vezes a área de Belo Horizonte (331,4 km²). A extensa área do município é formada por Unidades de Conservação, com muitas áreas verdes.
A Serra da Ferrugem, que foi atingida pelo fogo, tem uma área de 867 hectares. O local foi transformado em Monumento Natural em maio de 2007, preservando toda a paisagem da serra, além de ter seu conjunto arquitetônico tombado como patrimônio histórico-cultural pelo município.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros responsável por Conceição do Mato Dentro é de Belo Horizonte, localizado a 166 km de distância. Quando necessita da presença da corporação, as equipes têm de se deslocar da capital ou de Diamantina, que fica a 134 km de distância, incluindo um trecho de 26 km de terra.
O município articula a instalação de um pelotão dos Bombeiros na cidade. Já foi escolhida uma sede na avenida JK, principal via da cidade. No entanto, não há data para a unidade começar a funcionar.
Confira imagens das queimadas na cidade: