Realizada entre os dias 26 e 30 de setembro, a 28ª Semana do Produtor Rural de Itabira contou com muitas ações voltadas para capacitação e qualificação dos produtores rurais, pequenos produtores e agricultores familiares da região. O evento teve cursos dentro das exigências legais e tecnológicas de Artesanato em Bambu, Defumados (suíno), Operação e Manutenção de Trator Agrícola, Queijo (básico), Solda, Salgados e Doces para Festa, Operação e Manutenção de Motosserra, Operação e Manutenção de Roçadeira.
Após uma semana de cursos, os participantes receberam certificados. Aluna de Artesanato em Bambu, Lurdinha de Oliveira avaliou: “a semana do Produtor Rural é importante para agregar ensinamentos a cada um de nós, para que possamos melhorar a questão financeira, mas também funciona como terapia ocupacional, além de fortalecer as amizades. O conhecimento proporciona ainda uma fonte de renda”.
Realizada pela Prefeitura Municipal de Itabira, a Semana do Produtor Rural teve a sua primeira edição em 1994 e, desde então, acontece anualmente, em comemoração ao Dia do Produtor Rural. Em 2022, teve apoio do Sindicato Rural de Itabira e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Dia da Comunidade Rural
As atividades do 7º Dia da Comunidade Rural, evento que tradicionalmente encerra a Semana do Produtor Rural, aconteceram no Parque de Exposição Virgílio José Gazire, na sexta-feira (30). A finalidade do evento é integrar e capacitar produtores rurais da região. Durante todo o dia os produtores participaram de palestras técnicas, sorteio e homenagens, um momento importante para confraternização entre moradores de diversas comunidades rurais do município.
O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) compareceu ao evento e falou da importância da agricultura familiar e da necessidade de criação de políticas públicas que contribuam com o pequeno produtor. “Esta semana reforça a importância do potencial do agronegócio em Itabira, como uma alternativa para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Temos que trabalhar para incentivar o pequeno produtor e o agricultor familiar, criando políticas públicas que vão dar mais dignidade ao homem do campo”, destacou.
O secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Rupert Barros, anunciou uma conquista que Itabira teve recentemente, com um investimento do Ministério da Cidadania de mais de R$ 1 milhão para o pequeno agricultor. “Trabalhamos para atingir resultados promissores. Esta verba vai auxiliar produtores que serão orientados tecnicamente para produzir mais e terem melhores ganhos com a produção da agricultura familiar e a possibilidade de venderem os seus produtos para o Banco de Alimentos”, destacou.
Ainda durante o evento foram destacados com recebimento de placas os agricultores José Ilário e Marli, como agricultores familiares; já na categoria Produtor Rural, Marcos Martins; enquanto Tarso Sampaio, representante da empresa Santa Fé, recebeu a homenagem como Parceiro.