Os números não mentem, escreveu Edson Coelho Jr em seu site. Na temporada de 2013, o piloto mais jovem a integrar uma equipe do Mercedes-Benz Grand Challenge por pouco não trouxe para casa o troféu de campeão. Em oito corridas, venceu quatro, fez duas pole-positions e seis pódios. No final, conquistou 105 pontos, 20 a menos que o primeiro colocado. Se não fosse uma desclassificação sofrida na primeira etapa de Curitiba, quando Edinho perdeu os exatos 20 pontos, talvez fosse dele o título de campeão 2013.
Mas passou. Agora é acelerar fundo na temporada de 2014 em busca do tão almejado título. O simpático rapaz de 19 anos, monlevadense, filho de Edson Martins Coelho (EMC Sistemas), está de férias. Férias pelo menos das pistas, porque a corrida neste intervalo continua acirrada na busca por parcerias para o ano que vem.
A Mercedes-Benz está de carro novo. Vai estrear no Brasil o modelo CLA 45 AMG, desenvolvido na divisão esportiva da empresa na Alemanha. A pretensão da Mercedes é usar o carro em sua categoria mundial, e o Brasil será a vitrine. E é dentro dele que Edinho quer estar a partir de abril e para isso precisa garantir patrocínio para levantar pelo menos R$ 600 mil. “Neste momento estou trabalhando muito para fechar parcerias, juntamente com meu pai. Preciso conseguir a verba necessária para estar no grid na CLA AMG CUP, a categoria do novo carro, mais moderno e potente”, explica.
De acordo com o calendário, serão seis provas com o Brasileiro de Marcas, um evento muito expressivo dentro do automobilismo brasileiro, e duas com a Stock Car: a Corrida do Milhão e uma competição de rua em Ribeirão Preto (SP). Todas serão transmitidas por dois canais de TV, uma fechada e outra aberta. “Será a oportunidade de alavancar ainda mais a minha carreira”, afirma o piloto.
Para Edson Jr, ainda é difícil encontrar empresas dispostas a investir no automobilismo. As que investem, contudo, ficam satisfeitas com o resultado. É o caso de AvantGarde Motors, patrocinadora de Edinho. De acordo com a gerente de comunicação da empresa, Juliana Duran, cada ação tem um retorno particular. “O patrocínio ao Edson Jr somou valores importantes à nossa marca, como dedicação, coragem e esportividade. Trouxe uma visibilidade positiva por estarmos vinculados ao esporte em uma categoria automobilística, que é o nosso negócio”, afirmou ela.
Os sistemas informacionais da AvantGarde são da EMC Sistemas, e tanto o Edson pai quanto o filho também são clientes da loja. “Ele é um piloto jovem e muito talentoso, que traz os valores da esportividade em sua postura”, conta Juliana. O apoio se concretizou quando Edinho mudou para a Mercedes-Benz, uma das marcas comercializadas pela AvantGarde. “Para nós era também um estímulo. Uma empresa precisa se alimentar do espírito de equipe e ele foi uma inspiração muito positiva nesse sentido, durante todo o ano”, resume a gerente.
Edinho quer fazer história no automobilismo. Seu sonho é chegar à Stock Car, o topo das categorias de turismo no Brasil, e fazer disso sua profissão. Também sonha com outras categorias importantes ao redor do mundo, como a Nascar (Estados Unidos) e WTCC e DTM, na Europa. Que ele tem talento de sobra para chegar lá, ninguém duvida.