Verbas para combate à Covid-19 salvam contas de Itabira

Apesar do aumento substancial nas despesas, recurso do Governo Federal possibilitou ao município fechar o 2º quadrimestre com saldo positivo

Verbas para combate à Covid-19 salvam contas de Itabira
Foto: Victor Eduardo/DeFato Online
O conteúdo continua após o anúncio


Nesta quinta-feira (1º) o secretário municipal de Fazenda de Itabira, Marcos Alvarenga Duarte, apresentou os números relativos ao segundo quadrimestre do ano. A prestação de contas aconteceu na Câmara de Vereadores. Em meio à pandemia, os gastos aumentaram consideravelmente. Por outro lado, os recursos oriundos do Governo Federal deram alívio às contas públicas. Sendo assim, o saldo foi positivo no comparativo entre receitas e despesas: R$ 3.713.324.

“Quando tivemos o início das informações mais acentuadas sobre a Covid-19, tínhamos um risco muito grande de ter uma redução acentuada na receita. Mas durante este período houve algumas ações do Governo Federal, como o repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e dos recursos para o município no combate ao coronavírus. Então, foram valores bastante expressivos, R$ 25,30 milhões a mais do que estava previsto”, ponderou Marcos Alvarenga.

Entre janeiro e agosto, o município arrecadou R$ 451.348.152 e gastou R$ 447.634.828. Um dos motores da economia itabirana, a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) apresentou uma recuperação em relação ao primeiro quadrimestre. Como mostrado em uma reportagem da DeFato Online publicada há cinco meses, o imposto havia caído de R$ 15 milhões em janeiro para R$ 5,3 milhões em abril. 

A arrecadação da Cfem quase dobrou e chegou a R$ 10 milhões em agosto. Segundo o secretário de Fazenda, a instabilidade deverá ainda durar nos próximos meses. Outra importante fonte de receita de Itabira, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), no entanto, foi de R$ 42 milhões para R$ 36 milhões em relação ao primeiro quadrimestre. Mas, a expectativa é que o governo municipal termine o ano equilibrado. 

“Para os quatro meses restantes a previsão é manter essa crescente nas duas principais receitas do município, o ICMS e a Cfem. Neste mês de setembro vamos sofrer o impacto da paralisação (das minas da Vale) que ocorreu em junho. Mas, por outro lado, o preço do minério e o dólar subiu neste período. Então, de outubro a dezembro essa perda vai ser compensada. Mantendo essa receita, nós fecharemos o ano com equilíbrio”, afirma Marcos Alvarenga.

Respiro à economia 

Implantado pelo Governo Federal para auxiliar lares em vulnerabilidade durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o auxílio emergencial deu “um respiro à economia da cidade”.

“As pessoas, muitas vezes, perderam o emprego, mesmo que temporariamente, e tiveram condição de manter sua subsistência assegurada. Então, tivemos um lado social de manutenção dos trabalhadores nesse período. Por outro lado, esses recursos que os itabiranos receberam foram investidos no município, principalmente na parte de alimentação, material de construção. É um ciclo que se reflete lá na frente na economia do município”, finalizou o secretário.