Na manhã dessa quinta-feira (4), as redes sociais itabiranas foram inundadas com o compartilhamento em massa das cenas de agressão sofridas pela jovem Rayane Machado Fonseca, de 21 anos. Ela usou seu perfil no Instagram para denunciar a violência que sofreu do namorado.
Nas imagens é possível ver o alto grau de violência infligido a Rayane. A moça procurou pela polícia na manhã desta quarta-feira (3), em Itabira. Um boletim de ocorrência foi feito na Polícia Militar e uma denúncia formalizada junto à Polícia Civil.
O suspeito é o namorado dela, de 25 anos. Ele não foi encontrado pelos policiais militares. Rayane contou à polícia que as agressões ocorreram na noite de terça-feira (2), após uma discussão. O namorado desferiu vários socos e tapas que lhe causaram hematomas e sangramento no nariz.
Segundo informações, o agressor ainda teria levado Rayane para a casa do irmão, em Belo Horizonte, com intuito de acobertar o caso. Porém, o irmão retornou com a jovem para Itabira. A vítima recebeu atendimento médico no Pronto Socorro Municipal de Itabira. Após o registro da ocorrência, Rayane foi encaminhada à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), que já instaurou um inquérito para investigar o caso.
Repercussão
Assim que Rayane postou as imagens da agressão, o caso ganhou repercussão instantânea. Dezenas de perfis de itabiranos compartilharam as fotos no intuito de oferecer apoia à jovem e ajudar a denunciar o caso. Uma dessas pessoas foi a vereadora Rose Félix (MDB). Por meio de uma nota de repúdio publicada em seu perfil no Instagram, ela contou que ajudou Rayane na formalização da denúncia.
Na manhã dessa quinta-feira (4), a vereadora usou a mesma rede social para falar sobre a importância de dar voz a mulheres agredidas.
“Vamos acompanhar de perto esse caso pela Rayane e por todas as mulheres que são agredidas em nossa cidade. Eu tenho dito praticamente todos os dias da minha vida que é inaceitável qualquer agressão à mulher. Além da covardia, em razão da condição física da mulher que se torna indefesa, também deixa consequências avassaladoras na vida dela”, disse Rose Félix.
Para a vereadora, é indispensável um grande trabalho de conscientização, além do desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas. “A conscientização é extremamente importante nesse momento. A pessoas precisam entender o que é o ciclo da violência. Para além disso, estou buscando meios de criar políticas públicas mais concretas de prevenção e punição”, detalha.
Rose já havia dado o passo inicial nesse sentido. Há alguns dias ela vem trabalhando na organização de uma reunião que vai envolver diversos setores da sociedade diretamente ligados às ações de enfrentamento à violência contra a mulher.
“Vamos fazer um encontro no dia 8 de novembro reunindo as polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar, o Centro de Referência Especializado de Apoio à Mulher (CREAM), Ministério Público, sistema judicial, enfim, todos os equipamentos que trabalham nessa rede. Queremos fazer um diagnóstico de quem são essas mulher vítimas de violência. A ideia é criar políticas públicas mais eficientes no que diz respeito à prevenção, punição de agressores,e conscientização da população sobre o ciclo da violência”, finaliza Rose.
Confira a galeria de fotos com os compartilhamentos feitos em redes sociais.