Visita de Lula passou, mas a sujeira ficou no campo do Ivipa
Quase uma semana após receber solenidade com o presidente da República, área usada pela Prefeitura de Itabira continua com terra solta, lama e lixo; motociclista caiu na noite de segunda-feira

Após quase uma semana do evento que marcou a inauguração da radioterapia do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), com direito à presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o campo do Ivipa Atletico Clube, na travessa Nossa Senhora do Carmo, ainda não voltou à rotina — ao menos no quesito limpeza, recomposição do alambrado, do gramado e do entorno. O local, escolhido pela Prefeitura de Itabira para sediar a cerimônia, permanece com grande quantidade de terra, sujeira e com parte do cercado removido, como se a solenidade tivesse terminado ontem.
Durante a preparação para o evento, a área recebeu intervenções emergenciais para acomodar estrutura, público e autoridades. O problema é que, quase uma semana depois, o “pós-festa” ficou esquecido. A terra solta segue tomando conta do espaço, o lixo segue espalhado pelo gramado e parte do alambrado que havia sido removido não foi colocado de volta — a situação também impacta as vias próximas, gerando transtornos para moradores, pedestres e motoristas que circulam pelo local.
A situação, que já rendia comentários irônicos de quem passa pelo campo, ganhou contornos mais sérios na noite de segunda-feira (15). Uma motociclista sofreu um acidente após derrapar devido à sujeira acumulada no entorno do Ivipa. Ela precisou ser socorrida e levada ao Pronto-Socorro de Itabira, em um episódio que escancara que o problema vai além da estética urbana.
+ Motociclista cai após derrapagem e é socorrida em caminhonete ao Pronto-Socorro de Itabira
Entre a pompa do evento presidencial e a realidade deixada no chão, fica a sensação de que a limpeza não entrou no cronograma. A expectativa agora é que, depois dos holofotes e discursos, a Prefeitura de Itabira conclua o serviço básico: devolver o espaço à população em condições adequadas de uso e segurança.

Outro lado
A Prefeitura de Itabira enviou uma nota ao portal DeFato Online afirmando que “ações de limpeza e recomposição da área do campo do Ivipa estão sendo realizadas de forma fracionada em em razão das ocorrências provocadas pelas chuvas em diversos pontos da cidade”.
“Na manhã desta quarta-feira (17), a área está sendo limpa pelas equipes da limpeza urbana (como imagens em anexo). Assim que as condições do tempo permitirem as demais demandas emergenciais serão retomadas”, diz trecho da nota.
Confira na íntegra a nota da Prefeitura de Itabira:
“A Prefeitura de Itabira informa que as ações de limpeza e recomposição da área do campo do Ivipa estão sendo realizadas de forma fracionada em em razão das ocorrências provocadas pelas chuvas em diversos pontos da cidade.
Diante da situação, as equipes foram remanejadas para atuar de forma emergencial na desobstrução e limpeza das áreas mais afetadas, priorizando a segurança da população e a normalização dos serviços essenciais. Além disso, as ações de recompensação do gramado e do alambrado necessitam de melhores condições do tempo em decorrência do uso de máquinas e equipamentos elétricos.
Na manhã desta quarta-feira (17), a área está sendo limpa pelas equipes da limpeza urbana (como imagens em anexo). Assim que as condições do tempo permitirem as demais demandas emergenciais serão retomadas”.
