Volta do rotativo é primeira medida de plano para melhor trânsito

Plano de Ação Integrada de Trânsito e Tráfego foi entregue ao prefeito João Izael

Volta do rotativo é primeira medida de plano para melhor trânsito

O diretor da empresa SDI Trânsito e Transportes, Carlos Vieira, fez a entrega oficial do resultado do Plano de Ação Integrada de Trânsito e Tráfego (PAITT), ao prefeito João Izael Querino Coelho. A apresentação do diagnóstico que visa a organização do trânsito de Itabira ocorreu na manhã desta quinta-feira, 1º de novembro, no Gabinete do chefe do Executivo. Foram pontuadas ações de curto, médio e longo prazo.

A empresa foi contratada pela Prefeitura para diagnosticar o trânsito na cidade. Dentre as ações imediatas está o restabelecimento do estacionamento rotativo e alguns semáforos, conforme esclareceu o diretor. Ele declarou que devido às pessoas deixarem o carro estacionado pela manhã e no decorrer do dia, acaba gerando descontinuidade na oferta de estacionamento. Com a implantação do bilhete, tanto o comércio quanto a população sentirão efeitos consideráveis. “Acredito que o projeto (do rotativo) já está na Câmara. Como é de utilidade essencial pública, acredito que no início do ano que vem ele já esteja implantado definitivamente”, declarou.
 
Já com relação aos semáforos, Carlos prevê que até o final deste ano já se adeque alguns semáforos da rua Juca Machado, com a Avenida João Pinheiro e parciais da Praça Acrísio de Alvarenga. “Claro que a aquisição de semáforos depende de processo licitatório, mas acredito que até o final de dezembro já tenha algum fato acontecendo”, comentou. Segundo o levantamento realizado pela equipe, se observou que uma das causas de engarrafamentos na Praça Acrísio é quando o pedestre pisa na faixa destinada a eles. “Isto é interessante a nível de educação? Sim, pois demonstra que os veículos respeitam o pedestre. Mas acaba interferindo na fluidez do trânsito”, declarou. Medidas serão tomadas para solucionar esse dilema.
 
No encontro foram levantadas as deficiências do tráfego em geral e as ações relativas aos pedestres, veículos e portadores de necessidades especiais. Dentre as diversas iniciativas apresentadas, além da conscientização da população, foi mencionado o incentivo ao transporte público de melhor qualidade e táxis padronizados como alternativas de redução de volume dos veículos em circulação. No projeto está a realocação de pontos de embarque e desembarque de passageiros do transporte público e a previsão de regulamentação do limite na tonelagem de veículos de carga e descarga.
 
O prefeito João Izael ressaltou que os projetos serão primeiro encaminhados à Câmara Municipal para aprovação e que as iniciativas dependem do Legislativo. Também participaram do encontro o chefe da Transita, Fernando Penna, e a secretária de Governo, Elaine Campos.
 
Confira as ações propostas pelo PAITT:
 
Ações Imediatas:

– Envio para apreciação do Legislativo municipal das seguintes regulamentações:
– regulamentação do estacionamento rotativo;
– regulamentação do serviço público de motofrete;
– regulamentação do serviço público de mototáxi;
– Regulamentação do serviço de táxi;
 
Ações de Curto Prazo:
 
– Recuperação dos PEDs existentes que se encontram vandalizados;
– Estudo da implantação e ampliação do sistema de integração de coletivos;
– Complementação da sinalização semafórica, horizontal e vertical nos corredores de tráfego urbano;
– Aumento dos procedimentos de fiscalização nas vias urbanas;
– Planejamento de execução de campanhas educativas junto aos usuários do sistema viário municipal;
– Realocação dos PEDs ao longo da Av. João Pinheiro, gerando mais conforto para o usuário;
– Realocação das paradas de coletivos dentro das caixas de estacionamento, retirando as paradas nas faixas de tráfego. Execução de projeto piloto na extensão da Av. João Pinheiro;
 
Ações de Médio Prazo:

– Adequação do transporte coletivo visando a melhoria e qualidade do sistema, junto a seus usuários;
– Regulamentação de procedimentos para carga e descarga e implantação  de áreas  de transbordo;
– Adequação da malha, conforme demanda levantada, seguindo projetos de engenharia contemplados no Plano de Ação Integrada de Trânsito e Transportes – PAITT.