Vulcão entra em erupção na costa da África; veja as imagens

Se a erupção se tornar mais explosiva, ele pode causar um tsunami no Brasil. O governo local pediu aos moradores que fiquem longe da área e das estradas

Vulcão entra em erupção na costa da África; veja as imagens
Foto: Desiree Martin / AFP

Como já tinha sido anunciado na última semana, o vulcão localizado em La Palma, uma das ilhas do arquipélago espanhol das Ilhas Canárias, entrou em erupção neste domingo (19). Segundo os cientistas, ele está lançando uma nuvem de fumaça e cinzas, além de lava em todo o Parque Nacional Cumbre Vieja, no sul da ilha.

As autoridades locais já estava retirando os moradores enfermos e alguns animais de aldeias vizinhas. Antes da erupção, os cientistas registraram uma série de terremotos de magnitude 3,8 no parque, de acordo com o Instituto Geográfico Nacional Espanhol (ING). Por isso, ele foi colocado em nível dois de segurança. Logo após a erupção, o governo local pediu a elevação para nível três e pediu aos moradores que fiquem longe da área e das estradas.

De acordo com o prefeito Sergio Rodríguez, já foram retiradas 300 pessoas de suas casas e enviadas para o campo de futebol de El Paso. Estradas foram fechadas devido à explosões e as autoridades pediram aos curiosos para não se aproximarem da área.

Enormes plumas vermelhas cobertas com fumaça preta e branca dispararam ao longo da crista vulcânica. Um fluxo de lava negra com a ponta em chamas deslizava em direção a algumas casas na vila de El Paso.

Onde fica La Palma

A La Palma, com uma população de 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do arquipélago das Ilhas Canárias na costa oeste da África. No ponto mais próximo da África, está a 100 km do Marrocos. O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, viajará neste domingo para a ilha de La Palma, anunciou seu gabinete.

“Diante da situação gerada na ilha de La Palma, o presidente do Governo adiou a viagem prevista para hoje a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU e se deslocará nesta mesma tarde às Canárias para acompanhar a evolução dos acontecimentos”, informou o serviço de imprensa do governo espanhol em um comunicado.

 22 mil temores

Ao todo, 22 mil tremores foram registrados na última semana na área. Cumbre Vieja é uma cadeia de vulcões que teve uma grande erupção em 1971 e é uma das regiões vulcânicas mais ativas das Canárias. A primeira erupção vulcânica registrada nas Ilhas Canárias de La Palma ocorreu em 1430, de acordo com o Instituto Geográfico Nacional Espanhol (ING).

Em 1971, um homem foi morto enquanto tirava fotos perto dos fluxos de lava, mas nenhuma propriedade foi danificada.

Tsunami

O professor e pesquisador Saulo Vital explica que existem quatro níveis de alerta, o vulcão está no segundo nível, que trata-se, na verdade, de um estado de observação por causa dos pequenos sismos. Segundo ele, o que poderia causar uma tsunami seria uma erupção explosiva, ou seja, o desmoronamento de parte do vulcão.

De acordo com ele, os sismos que costumam ocorrer na área do Cumbre Vieja são moderados, e o que pode gerar tsunamis são abalos sísmicos de alta intensidade. Caso haja uma erupção capaz de desestabilizar a estrutura rochosa do vulcão, causando um desmoronamento, essa queda iria gerar um movimento de massas d’água. Esse movimento criaria altas ondas, que atingiriam toda a costa do Atlântico.

Apesar dos alertas não demonstrarem riscos iminentes, a ausência de plano de contingência preocupa os especialistas em desastres. A preparação para lidar com fenômenos naturais que resultam em grandes estragos é uma das agendas desses pesquisadores, que reafirmam as problemáticas do Brasil nesse sentido.

MAIS NOTÍCIAS