Workshop da Inclusão reúne autoridades e especialistas para debater educação inclusiva em Itabira
O 1º Workshop da Inclusão segue até esta quinta-feira (14), com atividades voltadas à formação e ao fortalecimento de práticas pedagógicas mais acolhedoras e inclusivas

Na manhã desta quarta-feira (13), teve início, em Itabira, o 1º Workshop da Inclusão, promovido pela Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo. O evento, realizado nos dias 13 e 14 de maio, busca capacitar profissionais da rede municipal de ensino para o atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências no ambiente escolar.
A programação reúne palestras, rodas de conversa, dinâmicas e debates com especialistas de diferentes áreas, como saúde mental, psicopedagogia, assistência social, direito, educação física e proteção à infância. As atividades acontecem na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e na Câmara Municipal de Itabira.
Durante a abertura, autoridades destacaram a necessidade de fortalecer políticas públicas voltadas à inclusão e investir na formação continuada dos profissionais da educação.
O promotor de Justiça de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Educação de Itabira, Renato Ângelo Salvador Ferreira, ressaltou que o workshop representa o início de um processo importante de qualificação profissional. Segundo ele, a inclusão exige preparo contínuo e atuação efetiva do poder público.“A capacitação não pode se resumir a um ou dois eventos. Ela precisa ser continuada para realmente formar profissionais preparados para lidar com a educação inclusiva, tanto nas escolas públicas quanto privadas”, afirmou.
Renato Ângelo também destacou que as mudanças e avanços na legislação exigem ações práticas para garantir que crianças neurodivergentes tenham mais acolhimento dentro das escolas, reduzindo o sofrimento enfrentado por muitas famílias.

Educação inclusiva como prioridade
O presidente da Câmara Municipal de Itabira, Carlos Henrique Silva Filho, conhecido como Carlin Filho, afirmou que o Legislativo busca devolver os recursos públicos à sociedade por meio de ações concretas. “Esse seminário é muito importante para capacitar os profissionais que lidam diariamente com crianças com transtornos do espectro autista. A inclusão precisa acontecer de verdade dentro das escolas e da sociedade”, disse.
Segundo ele, além das discussões teóricas, o objetivo é oferecer preparação prática aos profissionais da rede municipal para garantir mais qualidade no atendimento aos estudantes e apoio às famílias atípicas.
O vereador e presidente da Escola do Legislativo, Bernardo de Souza Rosa, destacou que a proposta da atual gestão é transformar o debate sobre inclusão em ações permanentes. “A inclusão precisa acontecer na prática, não apenas nas palavras. O poder público precisa agir com continuidade e compromisso”, afirmou.
Já o vereador e conselheiro da Escola do Legislativo, Carlos Henrique de Oliveira, ressaltou que a capacitação dos profissionais é essencial diante do crescimento das demandas relacionadas ao autismo no município. “Nada melhor do que preparar os profissionais para oferecer um atendimento mais técnico e acolhedor, garantindo conforto às famílias e às crianças”, pontuou.
Iniciativas voltadas para incluir
Representando o Centro Universitário Funcesi, o presidente Maurício Guimarães Mendes destacou a importância da participação da instituição em iniciativas voltadas à inclusão. “A Funcesi trabalha constantemente com inclusão e apoio psicopedagógico, tanto com alunos quanto com professores. É um compromisso social que precisa estar sempre em evidência”, disse.
A diretora do CEMAE, Cleusa Reis, classificou o workshop como um “marco histórico” para a educação inclusiva no município. Segundo ela, a união entre Executivo e Legislativo fortalece a construção de soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelas crianças da educação especial. “Essa parceria favorece a garantia de direitos, a aprendizagem e uma inclusão de fato para todos os alunos”, concluiu.
A secretária municipal de Educação, Rejane Pena, afirmou que a inclusão tem sido uma das prioridades da atual gestão municipal. Ela destacou a inauguração da 12ª sala de recursos da rede municipal, realizada nesta terça-feira (12), na Escola Municipal Filomena Jardim. “Além do CEMAE, que é um centro de referência, estamos implementando salas de recursos em várias escolas para que os alunos sejam atendidos dentro da própria comunidade escolar”, explicou.
Rejane também enfatizou a parceria entre Prefeitura, Câmara Municipal e Ministério Público na realização do workshop, especialmente na formação dos monitores escolares.




