XXIII Curso de Inverno da Diocese de Itabira Coronel-Fabriciano

Curso de Inverno é um Curso de Teologia Popular numa perspectiva Ecumênica e integralizadora, que vai acontecer na Paróquia São João Batista, no bairro João XXIIII, em Itabira

XXIII Curso de Inverno da Diocese de Itabira Coronel-Fabriciano
Foto: Reprodução
O conteúdo continua após o anúncio


De 30 de maio a 1º de junho, acontecerá o 23º Curso de Inverno no Regional I da Diocese de Itabira Coronel-Fabriciano, na Paróquia São João Batista, bairro João XXIII, em Itabira. Este é um Curso de Teologia Popular numa perspectiva Ecumênica e integralizadora. Tem como Objetivo Geral: Promover a Formação e a Evangelização popular, em ritmo de mutirão, envolvendo as comunidades que sonham com uma nova realidade e lutam por uma nova sociedade.

Assim, propomos promover a leitura orante e reflexiva da Bíblia; ser um espaço de diálogo com outras denominações religiosas, numa visão ecumênica; celebrar a caminhada de fé que une as diversas comunidades cristãs na construção de uma sociedade ambientalmente sustentável. Tudo isso, a partir do Projeto de Jesus.

Neste Ano, temos como tema: “Os Concílios Ecumênicos e a Doutrina Social da Igreja, em perspectiva Sinodal” e o lema: “Sejam vigilantes, permaneçam firmes na fé, ajam com coragem e sejam fortes” (1Cor 16,13).

O que é a Doutrina Social da Igreja? É o ensinamento dos Pastores da Igreja acerca da vida do homem e da sociedade que tem origem na reflexão, ao se articular o conhecimento das ciências humanas e os ensinamentos do Evangelho e da Tradição da Igreja. Assim sendo, a Doutrina Social da Igreja (DSI) não se caracteriza como ideologia, mas como teologia moral, ou seja, como reflexão de fé sobre o comportamento do homem em sociedade. Seu objetivo é analisar a realidade, examinando se ela está de acordo ou em desacordo com o ensinamento do Evangelho sobre o ser humano e sobre sua vocação terrena e transcendente; visa, pois, orientar o comportamento cristão em suas relações sociais.

A DSI tem sua base na Revelação Bíblica e na Tradição da Igreja (que é o conjunto daquilo que a Igreja crê, ensina, vive e celebra). Portanto, antes e acima de tudo, está o projeto de Deus sobre a criação, sobre a vida e o destino do ser humano que é chamado à comunhão trinitária. Assim sendo, a DSI analisa se a maneira como os seres humanos estão vivendo, unidos em sociedade, está ou não de acordo com os princípios cristãos que visam o bem da pessoa e da sociedade. Nesse sentido, a DSI cumpre uma função social de anúncio e de denúncia. É mensagem dirigida aos filhos da Igreja, mas também à toda a humanidade.

A função da Doutrina Social é o anúncio de uma visão global do homem e da humanidade e a denúncia do pecado da injustiça e da violência que, de vários modos, atravessa a sociedade.

Para a doutrina social da Igreja, o objetivo último de toda ação social é o desenvolvimento humano integral, ou seja, permitir que o desenvolvimento de todas as dimensões da pessoa (material, afetivo, social, espiritual) chegue igualmente a toda a sociedade.

A Assessoria do 23º Curso de Inverno será de Celso Carias, Doutor em Teologia pela PUC/Rio. Ele foi Assessor, por muitos anos, da Ampliada Nacional da CEBs e do Setor CEBs da Comissão Pastoral Episcopal para o Laicato da CNBB.

Padre Hideraldo Verissimo Vieira é pároco na Paróquia São João Batista – João XXIII, em Itabira, e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com especialização em Ensino Religioso pela PUC Minas.

O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

MAIS NOTÍCIAS