Zona da Mata: número de mortos sobe para 46 após temporal em Juiz de Fora e Ubá; 3 mil pessoas estão desabrigadas

Bombeiros mantêm oito frentes de trabalho nas duas cidades, enquanto milhares de moradores seguem fora de casa

Zona da Mata: número de mortos sobe para 46 após temporal em Juiz de Fora e Ubá; 3 mil pessoas estão desabrigadas
Foto: CBMMG

O número de mortos provocados pelo temporal que atingiu cidades da Zona da Mata mineira subiu para 46, conforme atualização divulgada às 15h17 desta terça-feira (25) pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). O município de Juiz de Fora concentra a maior parte das vítimas, com 40 óbitos confirmados e 19 pessoas ainda desaparecidas, enquanto Ubá registra seis mortes e duas pessoas não localizadas. Ao todo, oito frentes de trabalho seguem ativas nas duas cidades.

Em Juiz de Fora, o efetivo do Corpo de Bombeiros foi ampliado e conta atualmente com 87 militares atuando diretamente nas buscas por vítimas soterradas e no atendimento às ocorrências relacionadas aos deslizamentos e desabamentos. A cidade também enfrenta um grave impacto social provocado pelo desastre: cerca de 3 mil pessoas estão desabrigadas e outras 400 desalojadas, evidenciando a dimensão da tragédia que atinge o município.

As equipes continuam atuando em seis frentes simultâneas na cidade, com trabalhos concentrados principalmente em áreas atingidas por desmoronamentos, onde ainda há possibilidade de localização de vítimas. Os bombeiros também seguem monitorando áreas de risco e prestando apoio às famílias afetadas.

Em Ubá, as operações permanecem em andamento com duas frentes de trabalho coordenadas por 22 militares do Corpo de Bombeiros. O município contabiliza seis mortes confirmadas e duas pessoas desaparecidas. Além disso, 26 moradores estão desabrigados e 178 desalojados, após perderem suas casas ou serem obrigados a deixar os imóveis por risco estrutural.

As ações envolvem buscas em áreas de soterramento, avaliação de imóveis comprometidos e apoio humanitário às vítimas, em articulação com a Defesa Civil e outros órgãos públicos.