33ª edição da Festa do Queijo de Serro acontece no mês de outubro

O evento reúne, com extensa programação, produtores de 11 municípios da região, fabricantes do Queijo Minas Artesanal do Serro

33ª edição da Festa do Queijo de Serro acontece no mês de outubro
Foto: Eduardo Tristão Girão/Estadão

Por mais de trezentos anos, são transmitidos, por gerações, o modo artesanal e as condições singulares da fabricação do queijo em Serro e região, o que resultou no famoso “Queijo do Serro”. Entre os dias 10 e 13 de outubro será realizada 33ª edição da Festa do Queijo. 

O evento tem como proposta valorizar os produtores de queijo artesanal e perpetuar este produto, que rompe fronteiras ganhando prêmios internacionais posicionando-o lado dos melhores queijos do mundo.

A festa já faz parte do calendário oficial de eventos do município e a cada edição atrai maior número de visitantes de outros Estados e até mesmo países. Além, é claro, de movimentar o comércio, pousadas e restaurantes, na sede, também nos distritos turísticos de Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras. 

O evento reúne, com extensa programação, produtores de 11 municípios da região, fabricantes do Queijo Minas Artesanal do Serro.Festival gastronômico, concurso de queijos, feiras, música, além de cursos e palestras dirigidos aos produtores são algumas das atrações. 

A Festa do Queijo é realizada pela Prefeitura de Serro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e o efetivo apoio da Associação dos Produtores Artesanais do Queijo do Serro – APAQS, Sindicato dos Produtores Rurais, Emater – MG, IMA, Cooperativa dos Produtores Rurais, Núcleo de Melhoramento Genético, Sebrae, Associação das Cidades Históricas de Minas e Circuito dos Diamantes. Além do Núcleo de Criadores e Melhoradores de Bovinos de Serro e Região e Comissão Outubro Rosa.

Confira a programação:

Dias 10 e 11/10 – Feira de Agronegócios, das 7h às 17h, na Fazenda Escola João Pinheiro, (Laticínios da Cooperativa).

Dia 10/10 – Palestra: “A Qualidade do Leite”, com professor da UFVJM, Dr. Cleube Boari, às 18h, no salão do Sindicato dos Produtores Rurais de Serro.

Dia 11/10 – Lançamento do 12º Concurso Municipal de Queijo, às 17h.

O conteúdo continua após o anúncio

Inauguração do Salão do Queijo, às 20h, incluindo homenagens às entidades e pessoas que se destacam na região como Guardiães do Queijo do Serro.

Show musical, na Praça Dr. João Pinheiro, às 23h.

Dia 12/10 – Festival Gastronômico “Sabores do Queijo”, às 12h, com apresentações musicais.

Oficina de Gastronomia, às 16h.

Bolerata, às 20:00

Show  musical na praça João Pinheiro, às 23:00

Dia 13/10 – Festival Gastronômico “Sabores do Queijo”, às 12h, com apresentações musicais.

Oficina gastronômica

Show de encerramento da Festa do Queijo e abertura do 36º Festivale, às 20h, na Praça Dr. João Pinheiro.

MAIS NOTÍCIAS