Reforma no Museu de Itabira está finalizada

Obras mantiveram características do prédio localizado no Centro Histórico de Itabira

Reforma no Museu de Itabira está finalizada
O conteúdo continua após o anúncio


Fechado há praticamente cinco anos, o Museu de Itabira passou por reformas e as obras foram concluídas há cerca de 15 dias. Os reparos tiveram início em setembro e contemplaram restaurações em variados pontos do museu. Apesar de finalizado, o espaço ainda não tem data definida para ser reaberto à comunidade.

Em entrevista a DeFato Online, o secretário municipal de Obras, Ronaldo Lott, informou que foi feito um reforço em dois pilares externos, que eram de madeira e foram substituídos por estrutura de concreto, mais resistente. Uma viga foi instalada na parte interna de uma das salas do museu. O piso do local foi reformado e o prédio passou por uma pintura geral. Houve correções pontuais no piso e todas as venezianas foram revisadas e substituídas, pois estavam deterioradas.

Lott explicou que um dos principais serviços executados no museu foi a troca completa do forro do segundo pavimento. Para ele, a cobertura é um dos detalhes mais atrativos na instituição. “Por que isso [a troca]? Porque fizeram uma reforma em 2016, descaracterizando completamente o prédio. Uma das coisas mais bonitas que têm nesse prédio é o seu forro, tem um estilo e tudo. E não tinha como restaurar, pois a madeira era diferente, na forma de encaixe da madeira, o tipo dela”, explica. O chefe da pasta disse que não foi possível continuar com o forro, mas, recuperou-se mais de 70% dele, que será utilizado na Casa de Drummond, em uma reforma em breve.

O novo forro foi feito voltando às suas características originais. Ele recebeu pintura nas cores padrão do prédio. Ronaldo ainda afirmo que, apesar de várias décadas em funcionamento, o museu não apresentava problemas estruturais mais graves. O investimento na obra ficou em torno de R$ 145 mil.

Secretário Ronaldo Lott comemora reforma concluída – Tatiana Santos/DeFato

Responsabilidades

Como informou Lott, o espaço será repassado inicialmente para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), que cuida do prédio, mas, é provável que ele seja transferido à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT). Além da reforma, a Secretaria de Obras está elaborando um manual de uso e de manutenção para a pasta responsável pelo museu, com orientações sobre a forma e periodicidade da manutenção do espaço.

O secretário avalia a relevância do local: “É um prédio público muito importante para o município, pois o museu é talvez uma das estruturas mais valiosas que uma cidade possui”, encerrou.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”43″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_slideshow” gallery_width=”770″ gallery_height=”570″ cycle_effect=”fade” cycle_interval=”2″ show_thumbnail_link=”1″ thumbnail_link_text=”Galeria de fotos” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]