Em nota, Anglo American informa que concluiu obra após vazamento em mineroduto

Monitoramento da qualidade da água continua sendo feito em 17 pontos do ribeirão Santo Antônio do Grama e do Rio Casca

A Anglo American enviou nota à imprensa, informando que concluiu nessa sexta-feira, 16 de março, a obra da adutora definitiva do ribeirão Salgado, que passa a abastecer a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Santo Antônio do Grama. Mais de 20 pessoas trabalharam no local, o que garantiu a execução dos reparos no prazo de 48 horas. Agora, estão sendo realizados testes que habilitarão o funcionamento da estrutura. A adutora é uma alternativa de captação de água para a população de Santo Antônio do Grama, mesmo quando o ribeirão Santo Antônio do Grama estiver apto a receber novamente a captação.

O monitoramento da qualidade da água continua sendo feito em 17 pontos do ribeirão Santo Antônio do Grama e do Rio Casca, até o ponto de confluência com o Rio Doce. Nas coletas, são apurados dados em tempo real, tais como pH, oxigenação, temperatura, dentre outros, além de dados que seguem para análise laboratorial. Os primeiros resultados das análises laboratoriais ficarão prontos na semana que vem.

A empresa informa ainda que, após a remoção e análise do duto onde ocorreu o vazamento de polpa, foi identificada uma fissura. O evento ocorreu num segmento próximo à Estação de Bombas 2, em Santo Antônio do Grama.  A completa substituição do segmento será concluída neste domingo, 18 de março, obedecendo às condições de engenharia e de segurança. A investigação das causas do acidente, realizada por empresa externa, continua e envolve uma complexidade de testes metalúrgicos. Quando o laudo for concluído, as informações serão divulgadas.

A Anglo American também esclarece que, após o evento, foram realizadas inspeções em diversos trechos do mineroduto, por meio de ultrassom, que é uma tecnologia de alta precisão, e foi confirmada a integridade do duto em todo o trecho inspecionado. As inspeções foram feitas por empresa independente, certificada e reconhecida internacionalmente.

A retomada das operações apenas será programada quando as condições de segurança estiverem garantidas.