Campeonato Mineiro marca início de novo projeto nas categorias de base no Valério

Equipes do Dragão estrearam nas competições sub-15 e sub-17 no último sábado, 7 de abril

Campeonato Mineiro marca início de novo projeto nas categorias de base no Valério
Base do Valério estreou nas categorias sub-15 e sub-17 do Campeonato Mineiro – Rodrigo Andrade/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


O último sábado, 7 de abril, foi de retomada no Valério. As equipes do Dragão estrearam nos campeonatos mineiros sub-15 e sub-17 da segunda divisão. Apesar de os itabiranos não terem vencido (uma derrota e um empate), os jogos marcaram o início de um novo projeto para as categorias de base do VEC, com maior visibilidade e captação em várias partes do Brasil.

O projeto é executado em parceria com o centro de treinamento Meninos da Bola (MDB), de João Monlevade. A união foi selada há três meses, entre o presidente do VEC, Luiz Antônio de Oliveira “Precata” e o coordenador do MDB, Dênis Alacoque. A ideia é aglutinar o know hall do projeto monlevadense, que trabalha com garotos há mais de três anos, ao nome do Valério, reconhecido em todo estado.

Coordenador da base, Dênis Alacoque exalta parceria com o Valério – Rodrigo Andrade/DeFato

“A parceria com o Valério nos permitiu atrair muito mais atletas, que querem um lugar nas competições oficiais. Essa captação foi feita em parceria com empresários e outros clubes. O Valério tem um nome muito forte no meio do futebol, e quando o pessoal começou a ver que o Valério estava voltando firme, essas indicações começaram a vir. A gente foi avaliando e selecionando as peças importantes para o clube”, comentou Dênis. Segundo ele, o clube hoje conta com jovens jogadores de várias cidades de Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

No sábado, o elenco sub-17 foi o primeiro a entrar em campo, no estádio Israel Pinheiro. Com muitos jogadores ainda não inscritos, o Valério não contou com força máxima e acabou derrotado por 2 a 0 pelo União Luziense. No sub-15, diante do mesmo adversário, a partida terminou empatada em 3 a 3. Os gols do Dragão foram marcados por Augusto, Kenydi e João Márcio (contra).

Apesar dos resultados desfavoráveis na estreia, o presidente Luiz Precata comemorou a nova era das categorias de base do Valério. Ele pediu apoio para que o projeto siga em frente e colha os frutos. “O Valério, se não me engano, estava há 13 anos sem categorias de base. E um clube sem base não vai avançar. A luta é muito grande, sem apoio de ninguém. Até hoje, nenhum centavo de setor público. Tudo que estamos fazendo é com muita luta, muitas vezes com dinheiro meu. Cadê o apoio da população? Cadê o apoio político? Estamos precisando! Porque o resgate que estamos fazendo é para a própria população”, desabafou.

Jogos foram acompanhados por torcedores do Valério – Rodrigo Andrade/DeFato

Gaúcho de olho

Recém-contratado para assumir o elenco profissional do Valério, o ex-jogador Roberto Gaúcho afirmou que conta com atletas da base para montar o elenco que disputará a Terceira Divisão do Campeonato Mineiro. Ao lado do auxiliar Marcelo Ramos, ele acompanhou as partidas nesse sábado.

“A gente está aqui para olhar. Pode ser que surja um garoto bom. Saem jogadores de tantos lugares do Brasil, por que não pode sair do Valério? Se tiver garotos com potencial a gente vai puxar para o profissional e vai colocar para treinar com a gente”, disse.

Roberto Gaúcho e Marcelo Ramos observaram jogos de equipes de base do VEC – Rodrigo Andrade/DeFato

Roberto Gaúcho e o coordenador Dênis Alacoque têm uma amizade antiga, dos tempos em que o monlevadense morou no Sul do país. Essa parceria foi um dos motivos que atraiu o treinador para o Valério e é vista como um fator a mais para o aproveitamento da base no profissional.

“O futebol hoje proporciona muita coisa boa. O Gaúcho é um amigo que na hora certa eu consegui fazer o contato, expliquei toda situação das categorias de base, qual era o propósito para este ano no Valério. Nós tivemos uma semana de conversas em Belo Horizonte, o presidente apresentou as condições que o clube oferece e não teve dificuldades para fechar. A amizade veio em primeiro lugar”, comemorou Dênis.