Estudando para provas: planeje-se e não deixe acumular matérias!
Seguindo essas simples instruções, você verá que a preparação para várias provas ao mesmo tempo não é um bicho de sete cabeças!
É comum, ao longo da vida escolar, que a gente se acomode e deixe tarefas importantes para serem cumpridas na última hora, não é mesmo? Você, seguramente, algumas vezes, relaxou o mês inteiro e só começou a estudar a matéria na véspera da prova, não foi? Então ficou estressado, bastante preocupado e contou com a sorte para não se dar mal… Acontece com todos nós!
É bem verdade que às vezes conseguimos escapar dessas confusões sem consequências graves. De toda forma, no entanto, não é nada recomendável estar sempre caminhando na corda bamba, vivendo perigosamente. O ideal é se organizar e conduzir a vida acadêmica com segurança e tranquilidade.
A primeira dica para conseguir estar em dia com as matérias é ser fiel a uma rotina de estudos. Separe uma ou duas horas do seu dia, sempre no mesmo horário, para rever o conteúdo que foi passado. É uma maneira fácil e eficaz de memorizar as matérias.
Quando for se sentar para estudar, certifique-se de que não será incomodado. Não deixe ligada a televisão ou outro aparelho que possa causar distração. Comunique aos seus familiares ou colegas de quarto que você precisa de silêncio durante esse momento. Com apenas alguns dias, todos também se acostumarão a respeitar seu tempo de estudo.
Outra importante atitude é anotar, em algum lugar sempre à vista, todos os trabalhos que deverão ser entregues, com os respectivos prazos para conclusão. Esse hábito faz com que a multiplicidade de matérias e rotinas paralelas não se torne um universo caótico para você.
Por fim, acostume-se a explicar as matérias para os colegas. Quando nos esforçamos para passar um conteúdo de forma didática e precisa, detectamos nossas próprias dúvidas, o que auxilia na otimização dos estudos.
Seguindo essas simples instruções, você verá que a preparação para várias provas ao mesmo tempo não é um bicho de sete cabeças!