Inscrições para I Olimpíada Itabirana de Matemática vão até 13 de setembro
O município realizará no mês de setembro a primeira edição da Olimpíada Itabirana de Matemática (OIM). As inscrições para a competição podem ser realizadas por algum responsável pela escola (professores, diretores, coordenadores) e vão até quinta-feira, 13 de setembro. A iniciativa foi possível após a aprovação de duas professoras da área em um edital do […]
O município realizará no mês de setembro a primeira edição da Olimpíada Itabirana de Matemática (OIM). As inscrições para a competição podem ser realizadas por algum responsável pela escola (professores, diretores, coordenadores) e vão até quinta-feira, 13 de setembro.
A iniciativa foi possível após a aprovação de duas professoras da área em um edital do Instituto Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Serão concedidas aos alunos 10 medalhas de ouro, 15 medalhas de prata, 25 medalhas de bronze e 50 certificados de menção honrosa, de acordo com a pontuação obtida, até atingir o número máximo de premiações definidas.
Dividida em duas etapas, a competição terá em sua primeira fase uma prova com 15 questões objetivas, aplicada a todos os inscritos. Já na segunda fase, a prova será composta por cinco questões dissertativas, que será feita pelos selecionados no primeiro desafio.
A olimpíada proporcionará aos medalhistas participação na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Poderão participar da competição instituições públicas e particulares, sendo que as públicas tem inscrição gratuita e as particulares precisam efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$50, por escola.
Os parceiros da olimpíada da cidade são Multilaser, Olimpíada Brasileira de Matemática e IMPA. Para conferir o regulamento completo da disputa você pode acessar o site da Olimpíada Itabirana de Matemática e para se inscrever basta clicar aqui.
A OBM
Diferente da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a Olimpíada Brasileira de Matemática é uma competição para estudantes do Ensino Fundamental (a partir do 6º ano), Médio e Universitário de instituições públicas e privadas do país.