Capacitação de educadores inova Base Curricular em Catas Altas

A Prefeitura de Catas Altas retomou em 2019 ações para capacitação dos educadores da rede municipal. O trabalho é feito por meio do convênio com o Centro de Educação e Documentação para a Ação Comunitária (Cedac). Neste ano, as capacitações contemplarão toda a rede, incluindo os profissionais da educação infantil ao 9º ano, para revisão […]

Capacitação de educadores inova Base Curricular em Catas Altas

A Prefeitura de Catas Altas retomou em 2019 ações para capacitação dos educadores da rede municipal. O trabalho é feito por meio do convênio com o Centro de Educação e Documentação para a Ação Comunitária (Cedac).

Neste ano, as capacitações contemplarão toda a rede, incluindo os profissionais da educação infantil ao 9º ano, para revisão da proposta curricular fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além das atividades relacionadas ao eixo “Língua Portuguesa” que contempla o fundamental I e o fundamental II.

Para a Coordenadora Pedagógica da Rede, Ariane Hosken, “esse trabalho é uma inovação e Catas Altas é um um dos poucos municípios que tem estudado o documento a fundo para adequá-lo à realidade”. As atividades já começaram, entre elas, encontros de formação presencial com gestores, coordenadores e professores, além de grupos de estudos para revisão da matriz curricular. Segundo a formadora da equipe Comunidade Educativa do Cedac, Cristiane Tavares, o trabalho tem rendido muitos frutos positivos para o município.

A proposta

O projeto de capacitação de educadores é o maior da história de Catas Altas. Em 2018 e 2019, serão investidos R$ 305.620 (valor é 263,83% maior do que o aplicado em 2017 que foi da ordem de R$ 84 mil). O montante é oriundo da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).

Em 2017, foram feitos diversos trabalhos com professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I em Língua Portuguesa (escrita, leitura e oralidade), coordenação pedagógica, além da direção escolar e educacional. Em 2018 as ações foram voltadas para os profissionais do 1º ao 6º ano. “Nossa meta é continuar investindo na capacitação dos nossos educadores. São eles que vão preparar nossas crianças e jovens para o futuro da cidade”, destaca o prefeito José Alves Parreira.

Serviços relacionados