Seleção Brasileira de Basquete mantém o sonho vivo para Tóquio 2020
Mesmo após ter perdido a chance de conquistar uma vaga direta por meio da a Copa do Mundo da China, time ainda pode garantir a participação nas Olimpíadas nos Pré-Olímpicos Mundiais
O sonho da participação da Seleção Brasileira de Basquete nas Olimpíadas de Tóquio 2020 permanece vivo, mesmo após ter perdido a chance de conquistar uma vaga direta por meio da a 18ª Copa do Mundo da China 2019.
O trabalho agora é para garantir a participação nas Olimpíadas nos Pré-Olímpicos Mundiais no ano que vem. Em junho de 2020, 24 seleções disputarão os quatro Pré-Olímpicos Mundiais, que terão seis equipes em cada edição, com o campeão de cada uma se classificando para os jogos de Tóquio.
Mesmo não tendo garantido a vaga por meio da participação na Copa do Mundo, que aconteceu de 31 de agosto a 15 de setembro na China, a avaliação da participação do Brasil foi positiva.
O Brasil se despediu da competição na segunda fase, depois de ser derrotado pelos Estados Unidos, por 89 a 73. No entanto, o time fez uma bela campanha na primeira fase, com três vitórias em três partidas disputadas.
“O mais importante é que a gente lutou os 40 minutos, brigamos até o fim. Foi outro Brasil que a gente viu hoje na quadra, mas EUA é sempre EUA, um time muito difícil, muito atlético. Infelizmente perdemos, estamos fora e é triste. Não era assim que a gente queria sair desse torneio, principalmente depois de termos feito uma primeira fase tão boa”, avaliou o ala Leandrinho, logo após a partida, que aconteceu no dia 9 de setembro.
Espanha
A Espanha foi a grande campeã da Copa do Mundo na China, após vencer a Argentina por 95 a 75, no jogo realizado no dia 15 de setembro. Com o resultado, o time espanhol conquista seu segundo título mundial. O primeiro havia sido em 2006, no Japão. O Brasil também já foi o gigante do basquete, com dois títulos da Copa do Mundo, não tão recentes: nos anos de 1959 e 1963.
Na repercussão da vitória da Espanha, o mundo do basquete lembrou o Brasil. Em uma reportagem exclusiva do blog Betway Insider, Fernando Romay, ex-jogador, prata nas Olimpíadas de Los Angeles em 1984, destacou que o Brasil deve seguir o exemplo espanhol.
“Trabalho que vem desde a base, passando pela formação de treinadores e a organização de competições para todas as idades”. Para Romay, o Brasil tinha tudo pra seguir o mesmo caminho:
“Vocês têm um Oscar Schmidt e uma grande quantidade de bons jogadores, não entendo como o basquete ainda não desbancou o futebol no Brasil”.
José Neto, técnico da seleção feminina, também em entrevista ao time de conteúdo da Betway Esportes, plataforma online de apostas esportivas, considera que o basquete brasileiro ainda está longe da estrutura e organização dos grandes centros, mas vê evolução: “Mesmo com pouco dinheiro, a Confederação Brasileira vem fazendo muitas coisas boas. Às vezes, usando até recursos próprios do presidente”, declarou.
Superando todas as dificuldades, a seleção feminina conquistou o Pan-americano de Lima. Vitória histórica na final, contra os Estados Unidos. Um título que não acontecia há 28 anos:
“A gente não tinha a expectativa de ganhar a medalha de ouro, mas o que nos preparamos acabou sendo suficiente para essa competição”, disse ao Betway Insider.