Simulado de incêndio no HNSD evacua prédio em 10 minutos

Ao todo, cerca de 250 funcionários passaram pelo treinamento

Simulado de incêndio no HNSD evacua prédio em 10 minutos
O conteúdo continua após o anúncio


Um simulado de incêndio chamou atenção de quem esteve na manhã desta quarta-feira (20)  Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), em Itabira. A ação foi coordenada pelo pelotão do Corpo de Bombeiros de Itabira e teve como objetivo de treinar os colaboradores da instituição para uma situação real de perigo. Toda a ação levou em torno de 10 minutos.

Ao todo, cerca de 250 funcionários passaram pelo treinamento, que contou com pessoas simulando feridos e enfermos para dar mais realidade à evacuação. Os pacientes internados não participaram da ação.  Durante o tempo de simulado não houve paralisação dos atendimentos no HNSD.

A evacuação dos que puderam se movimentar livremente ocorreu em cinco minutos. Já as pessoas que se passaram por pacientes deixaram o prédio em 10 minutos. Tempo considerado “excelente” pelo comandante da operação, tenente Marlon Pinho Medeiros de Aguiar.

“O simulado foi um sucesso graças ao empenho de todos e houve poucas falhas de execução. Algumas pessoas não saíram com a silhueta tão baixa, o que num caso de fumaça no ambiente pode ser intoxicante. Também tivemos alguns problemas para descer as rampas de uma das alas, mas todos os erros foram sanados. É por isso que fazemos o treinamento: simular uma situação real, identificar as dificuldades e corrigi-las”, avaliou o tenente Medeiros.

O provedor do HNSD, Vaquimar José Vaz, acompanhou de perto toda a simulação e elogiou a participação e o empenho de toda a equipe no treinamento. “Temos a necessidade de preservar a segurança de todos, do profissional, do paciente, do acompanhante… É importante que estejamos sempre na vanguarda para impedir qualquer acidente. E, para isso, estamos com todo o nosso projeto de incêndio e segurança aprovado, incluindo a simulação”, reforçou.

De acordo com o diretor executivo do HNSD, Alexandre José Coelho, o simulado de incêndio seguiu todos os procedimentos legais e teve o apoio dos órgãos públicos competentes de fiscalização. O treinamento, ressaltou, vem de encontro com a política de segurança que está sendo aperfeiçoada dentro da instituição.