Prefeitura de Barão investe R$ 2 milhões em obras e reparações pós-chuvas
Recurso faz parte do orçamento do município
Devido as enchentes que atingiram Barão de Cocais no último fim de semana, o prefeito Décio dos Santos (PV) convocou uma coletiva de imprensa para tratar das reparações pós-chuvas. Na tarde desta terça-feira (28) foi apresentado um pacote de obras para ações de emergência e reparação. O investimento inicial será na ordem de R$ 2 milhões.
O recurso será utilizado para intervenções emergenciais em residências danificadas; reparação de perdas materiais essenciais, restauração de vias públicas e acessos danificados; recuperação de estradas rurais, buscando também apoio da iniciativa privada; manutenção e garantia dos itens de necessidades básicas, atualmente já em distribuição.
O pacote de ações envolve, principalmente, as secretarias de Assistência Social, Obras e Saneamento, Saúde e Meio Ambiente. “As ações serão essenciais para o início de uma reconstrução e retomada para as famílias atingidas”, comentou a secretária de Assistência Social, Raíssa Andrade.
De acordo com o prefeito, paralelamente ao investimento, a administração municipal pretende fazer contato com os governos estadual e federal, além da iniciativa privada, para a conquista de mais recursos no combate ao cenário pós-chuvas.
“O objetivo da Prefeitura é dar uma resposta à altura de mais esse desafio imposto a Barão de Cocais, sem qualquer prejuízo aos outros setores. O pacote de ações conta com o planejamento responsável e a disponibilização, após o esforço das secretarias, de recursos para a recuperação dos danos ao município”, destacou o chefe do Executivo.
Ações já realizadas
Desde o último sábado (25), a Prefeitura de Barão de Cocais disponibilizou caminhões-pipa para a limpeza das áreas inundadas, fornecimento de água mineral para consumo e alimentação, além de kits com material de limpeza e de higiene pessoal.
Cerca de 160 pessoas desabrigadas foram acolhidas no Centro Municipal Nossa Senhora do Rosário. Para a limpeza da cidade, a Prefeitura contou com a parceira das empresas GSM, Gerdau, Damascena, Vale, AngloGold, Pedreira Um, Layne, Rubfer e MR Mineração.
Contando com a solidariedade dos cocaienses, grande quantidade de roupas e outros itens também puderam ser coletados para distribuição às famílias atingidas. O Executivo tem disponibilizado ainda caminhão para a coleta de entulhos.
Técnicos da Secretaria de Assistência Social têm realizado visitas domiciliares nas regiões atingidas para identificação dos moradores e mapeamento de danos e necessidades básicas. De forma paralela, a Defesa Civil Municipal permanece realizando vistorias e concluindo o levantamento das residências e áreas atingidas, garantindo qualquer apoio emergencial necessário aos moradores.