Em Itabira, comerciantes se preparam para voltar ao batente com atenção às regras de saúde

Estabelecimentos comerciais de Itabira poderão retomar atividades a partir desta terça-feira (28)

Em Itabira, comerciantes se preparam para voltar ao batente com atenção às regras de saúde
Foto: Arquivo/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


O comércio itabirano acerta os últimos detalhes para reabrir as portas nesta terça-feira (28). Setores poderão retomar o funcionamento depois de ficarem fechados por mais de 40 dias. A flexibilização da suspensão do comércio durante a pandemia do novo coronavírus foi definida por meio de decreto municipal, publicado no último sábado (25).

Visto isso, lojas, escritórios de prestação de serviço, lanchonetes, galerias, salões de beleza, barbearias e clínicas de saúde estarão autorizadas a funcionar a partir de amanhã. Contudo, tais estabelecimentos devem seguir as orientações da Secretaria Municipal de Saúde e as regras impostas pelo novo decreto. Diante do novo posicionamento, comerciantes da cidade demonstram alívio com o retorno das atividades e consideram a flexibilização uma estratégia importante para restabelecer a economia local, sem abir mão da responsabilidade e segurança.

Respeito às regras

A empresária Giovanna Maria Vieira Gonçalves, da loja Giovanna Fashion, avalia positivamente a retomada, mas alerta que o retorno só será benéfico se todos forem responsáveis e seguirem as normas de higienização e segurança. “Nós temos que ser responsáveis nesse momento e tomar todas as precauções necessárias para garantir a nossa segurança e a dos nossos clientes. Além disso, temos que trabalhar a conscientização, tanto dentro da loja quanto fora, para que tudo seja feito da forma correta”, disse Giovanna.

Segundo a empresária, para seguir os protocolos, todo os funcionários estarão de máscaras. Além disso, só será permitido a entrada de até dois clientes por vez para evitar aglomerações. “ Os colaboradores também vão aumentar a frequência com que lavam as mãos, além de usarem o álcool em gel quando necessário. A maquininha de cartão  também será higienizada, junto com o balcão e o chão da loja”, afirma Giovanna.

Apesar dos 40 dias de portas fechadas, Giovanna conta que está com boa expectativas para a reabertura do comércio, principalmente com chegada do Dia das Mães. “Sempre temos boas expectativas e otimismo. Vai ser difícil recuperar o tempo perdido, mas vamos trabalhar muito para minimizar os impactos que ficaram para trás”, desabafa a empresária.

Momento mais seguro

Filipe Rodrigues, diretor da Itaótica, também compartilha do mesmo sentimento que Giovanna. Segundo ele, o decreto veio na hora certa, uma vez que Itabira disponibilizou mais leitos para o tratamento de infectados com a Covid-19 e não registra novos casos há cinco dias.

“Vamos disponibilizar álcool gel para os funcionários e clientes, esterilizar todos os aparelhos antes e depois do atendimentos, bem como higienizar os produtos. A Itaótica é uma empresa grande em seu segmento e possui uma estrutura financeira sólida desde 1996. Dessa forma, nós vamos cumprir todas as medidas impostas pelo decreto da Prefeitura, visando principalmente a saúde da nossa equipe de vendas e dos nossos clientes”, afirma Filipe.

Outra questão colocada pelo empresário é a urgência em se adquirir óculos, por se tratar de um produto recomendado por um profissional da saúde. “Acredito que a demanda ficou reprimida durante esse período em que não podemos funcionar, mas, em breve, as pessoas precisarão trocar ou fazer seus óculos, principalmente de grau. É um produto relacionado à saúde, o usuário não pode postergar muito a compra. Além disso, aproveitamos esse período para reformar algumas lojas e treinar nossa equipe de venda”, disse o empresário.

Continuam suspensos

A flexibilização vale apenas para alguns estabelecimentos. Devem permanecer fechados ou suspensos os bares, boates, casas de shows, salões de festas, shows, eventos, feiras, exposições, cinema, teatro, clubes de serviço e de lazer, piscinas, campos de futebol, quadras poliesportivas, academias e outros estabelecimentos de condicionamento físico, templos religiosos e demais atividades com potencial de aglomeração.

No caso de restaurantes, deverão permanecer com atendimento exclusivo para serviço de delivery.