Casarão do século XIX será restaurado em Conceição
O imóvel é uma construção iniciada pelo Padre Ernesto, filho de José Coelho de Araújo Lages
A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro deu início ao Projeto de Restauração do Casarão da Família Lages, datado do final do século XIX . De acordo com a Prefeitura, os procedimentos legais para garantir a execução da obra de conservação estão sendo tomados.
O casarão da família Lages está localizado no entorno da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município. O imóvel é uma construção iniciada pelo Padre Ernesto, filho de José Coelho de Araújo Lages (Juca Lages), antigo proprietário.
Por seu grande valor histórico, arquitetônico e sociocultural, o casarão foi tombado pelo município, conforme a Lei Orgânica nº 04/2004, de 11 de agosto de 1990, capítulo VII, artigo 185. Portanto, seu restauro é uma importante intervenção para o local, uma vez que prevê a conservação de sua identidade.
Assim, a licitação da obra foi contemplada pela empresa Cantaria Conservação e Restauro LTDA-ME com previsão de término em maio de 2021. Além disso, no local está prevista sua adaptação para uso cultural, que receberá futuramente as instalações de um Centro Cultural com aulas de música, Ballet e teatro e outras atividades.
História
O século XIX começou no dia 1 de janeiro de 1801 e terminou no dia 31 de dezembro de 1900. Foi um período histórico marcado pelo colapso dos impérios da Espanha, China, França, Sacro Império Romano-Germânico e Mogol.