Entre incertezas e adaptações, Barão utiliza o momento para fortalecer seu potencial turístico
Celebrado no mês de junho, o tradicional Jubileu de São João Batista, padroeiro da cidade, foi transmitido pela internet e não contou com a presença de fiéis
Os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus no aspecto cultural, em geral, tem sido enormes. Em Barão de Cocais não é diferente. Entre incertezas e adaptações, a cidade utiliza o momento para repensar as atividades e fortalecer seu potencial turístico. Dentre as necessárias mudanças no calendário da cidade, o tradicional Jubileu de São João Batista, padroeiro da cidade, foi realizado pela primeira vez sem a presença de fiéis, com transmissões pela internet.
A prefeitura da cidade está desenvolvendo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, ações imediatas consideradas importantes para o desenvolvimento da atividade turística, como: projeto de sinalização turística; inventário para mapear e identificar todos os equipamentos, atrativos e serviços turísticos; criação de programas e ações mais direcionadas para o novo momento, reestruturação do portal turístico online e ações de promoção de destino.
O secretário de Cultura e Turismo, Gabriel Cassoli Cortelleti, acredita que o desenvolvimento nos setores da pasta sejam essenciais para a retomada da área artística em um cenário pós pandemia.
“Sabemos que o setor cultural e turístico está entre os mais afetados quando se vivencia grandes crises. Além disso, são searas que também podem sofrer um pouco mais para se recuperar, mas esperamos que no enfrentamento da pandemia isso seja diferente. Em linhas gerais, é momento para agir com responsabilidade, planejamento e, sobretudo, criatividade”, explica Gabriel.
Ainda de acordo com Gabriel Cassoli, a secretaria estuda o possível lançamento de edital para fomento ao setor artístico local, mas preza pela cautela frente ao ano atípico que, além da pandemia, envolve também restrições à Administração Municipal devido às eleições que se aproximam.
Eventos da cidade
Com o enfrentamento ao coronavírus, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação às aglomerações, a secretaria realizará atividades priorizando eventos virtuais.
O XIV Jubileu de São João Batista contou com novena transmitida online, hasteamento e descendimento do mastro, fogueiras simbólicas e passagem nas brasas de São João Batista. Segundo o secretário da pasta, as atividades não possibilitaram a aglomeração de pessoas, mas garantiram a salvaguarda do patrimônio municipal e a manutenção da fé do cocaiense.
Outro evento que está próximo é o Pés de Pomba, festa da cidade realizada no mês de julho que exalta o orgulho cocaiense. Em relação à comemoração, o Secretário de Cultura e Turismo diz que está cogitando alternativas que respeitem o momento atual. “É necessário propiciar um maior alcance à comunidade, além de fomentar o setor artístico e cultural da cidade. No entanto, é preciso avaliar a situação e a ideia com maior profundidade”.