Vereadores Jovelindo e Decão testam positivo para o coronavírus

Os dois parlamentares estão assintomáticos; Decão, inclusive, fez uma contraprova que apontou resultado negativo

Vereadores Jovelindo e Decão testam positivo para o coronavírus
Jovelindo e Decão apresentaram anticorpos para o novo coronavírus – Foto: Arquivo/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Os vereadores Jovelindo Oliveira e Adélio Martins da Costa (Decão), ambos do MDB, testaram positivo para o novo coronavírus. Os resultados foram obtidos no início desta semana, quando toda a Câmara de Itabira passou por exames após uma funcionária terceirizada ter informado que estava com a doença. Os dois parlamentares estão assintomáticos e Decão, inclusive, já realizou uma contraprova que apontou resultado negativo. Ele, no entanto, seguirá em isolamento.

Os testes na Câmara tiveram início na segunda-feira (3), continuaram na terça e terminam nesta quarta com uma última bateria. Vereadores, assessores, servidores e terceirizados estão sendo examinados por equipes da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo apurado por DeFato Online, apenas Jovelindo e Decão apresentaram os anticorpos que indicam que eles tiveram contato com o coronavírus.

Em contato com DeFato Online, Jovelindo comentou que não sente qualquer sintoma e que o reagente encontrado em seu sistema imunológico indica que o contato com o vírus se deu já há mais tempo. Mesmo assim, ele cumprirá a quarentena em casa. O parlamentar contou que se isolou até mesmo da família, em um porão que tem na residência, de onde segue trabalhando. A esposa e os filhos de Jovelindo foram testados e apresentaram resultado negativo.

“Sempre fui uma pessoa que se cuidou bastante, uso máscara, tenho meu álcool em gel, cobro de todo mundo que se proteja, mas infelizmente a gente não sabe de onde vem o vírus. Estou tranquilo. Agora é esperar esses 14 dias. Vou pedir a Deus sabedoria, porque sou ligado no 220 e não sei ficar parado. Mas tenho que ficar”, comentou o vereador.

Jovelindo já não compareceu à reunião da Câmara nessa terça-feira (4). Logo após o resultado positivo no teste rápido, Jovelindo procurou um laboratório para realizar o teste PCR, aquele com coleta de material pelo nariz, considerado o que possui resultado mais certeiro. O resultado deve sair amanhã.

vereadores-jovelindo-e-decao-testam-positivo-para-o-coronavirus
Vereador Jovelindo adaptou ambiente para cumprir isolamento – Foto: Divulgação

Contraprova negativa

Decão soube do resultado positivo ontem, durante a reunião do Legislativo. Ele estava no plenário e foi chamado pela direção da Câmara. Imediatamente, deixou o local. Na manhã desta quarta-feira, realizou novo teste rápido, que apontou resultado negativo. Mesmo assim, ele optou por fazer o teste PCR e vai ficar de quarentena em casa. Familiares do vereador também testaram negativo.

Segundo Decão, servidores da Secretaria Municipal de Saúde pediram que ele se mantenha isolado por sete dias e que repita o teste rápido ao fim deste período. Caso o resultado volte a apontar positivo, ele ficará isolado por mais sete dias.

“Estou bem, sem sintomas. A gente fica preocupado quando recebe o resultado, mas estou sem sintomas e o segundo resultado, que deu negativo, me deixou mais tranquilo”, comentou o vereador.

Desinfecção

O presidente da Câmara de Itabira, Heraldo Noronha, afirmou que vai desinfectar o prédio da Câmara. Ele disse que espera os resultados dos testes em todos os servidores para poder contratar uma empresa especializada. “Vamos esperar os resultados e ver se vamos precisar afastar alguém. Depois disso, vamos desinfectar”, comentou Heraldo.

Os resultados devem estar disponíveis nesta quarta-feira (5).