Propaganda eleitoral no rádio começa na sexta; confira o tempo dos candidatos de Itabira
A definição do tempo de cada candidato foi sorteada por meio do Sistema “Horário Eleitoral”
Começa na próxima sexta-feira (9) a propaganda eleitoral no rádio. Em reunião com o juiz eleitoral Dalmo Luiz Silva Bueno, na semana passada, foi definida a ordem de veiculação e o tempo de cada coligação e partido itabirano.
A coligação formada pelos partidos Patriota, PL, PDT, PSB e PSL terá o maior tempo de divulgação, com 3 minutos e 42 segundos de tempo de propaganda em rede. O segundo maior tempo é de 3 minutos e 6 segundos, da coligação que une PP, MDB, DC, PTB, PSDB e Podemos.
O PT, terá 1 minuto e 28 segundos. Já Republicanos, fará uso de 51 segundos; seguido pela coligação entre Cidadania e Avante com 30 segundos; e PSOL com 23 segundos.
Calculando o tempo
Por decisão unânime, os participantes da reunião optaram por usar o sistema “Horário Eleitoral”. Desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele gera o plano de mídia que será transmitido, bem como determina o tempo de cada um.
A divisão do tempo entre os partidos e coligações é feita de acordo com critérios específicos. Eles tomam como base a representatividade de cada um na Câmara dos Deputados, sendo 10% igualitário e 90% proporcionais.
Para os cargos majoritários (prefeito e vice-prefeito), o tempo proporcional de propaganda é calculado pela soma dos representantes dos seis maiores partidos que integrem a coligação. As inserções devem ter 30 segundos de duração e podem ser agrupadas em blocos de 60 segundos, caso haja mais de uma.
Ainda segundo se convencionou na reunião, as sobras de tempo foram distribuídas de forma igualitária entre todos os partido e coligações. Vale lembrar que a emissora de rádio local, responsável por gerar a propaganda em rede, será a Rádio Itabira AM.