Hospital de São Domingos do Prata pede que população redobre cuidado com a Covid-19

Número de casos aumentou bastante na cidade

Hospital de São Domingos do Prata pede que população redobre cuidado com a Covid-19
Foto: Reprodução / Internet

Devido ao crescimento alarmante do número de casos de Covid-19 em São Domingos do Prata, o Hospital Nossa Senhora das Dores solicitou, nesta sexta-feira (18), que a população redobrem os cuidados com a doença.

De acordo com o comunicado, a solicitação é, principalmente, devido ao fato de o hospital já contar com inúmeros pacientes internados na instituição por falta de vagas em hospitais de referência no tratamento da doença. Tanto hospitais da região quanto de Belo Horizonte já se encontram super lotados.

Por fim, o hospital solicitou que as pessoas se atentem às regras de prevenção como: uso da máscara, higienização das mãos, uso do álcool e distanciamento social.

A Doença

Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas, como exemplo do MERS-CoV e SARS-CoV. Recentemente, em dezembro de 2019, houve a transmissão de um novo coronavírus (SARS-CoV-2), o qual foi identificado em Wuhan na China e causou a COVID-19, sendo em seguida disseminada e transmitida pessoa a pessoa.

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.