Carta de compromisso marca posse do novo prefeito de Itabira

Marco Antônio Lage é empossado prefeito de Itabira em cerimônia na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade

Carta de compromisso marca posse do novo prefeito de Itabira
O conteúdo continua após o anúncio


Na tarde dessa sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, o teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade foi palco da cerimônia de posse do prefeito de eleito da Itabira, Marco Antônio Lage, e o vice-prefeito Marco Antônio Gomes. Além deles, também foram empossados os 17 vereadores que irão compor a Câmara de Itabira.

Em uma cerimônia longa e repleta de discursos emocionados, Marco Antônio Lage testemunhou a escolha de Weverton Vetão (PSB) como novo presidente da Câmara de Itabira. E foi surpreendido quando o vereador lhe entregou um presente afetuoso de sua família: a foto do pai.

“A foto de nosso pai é muito simbólica. Na década de 1950, ele participou de um congresso no Rio de Janiero representando a Câmara de Itabira. Naquela época já havia preocupação com a sustentabilidade ambiental, tema atualíssimo. Temos em sua fala, pronunciada em momentos oportunos, um olhar significativo na simbologia da árvore: plantar esperança para colher um futuro próximo junto com a comunidade”, dizia a homenagem.

Foto: Tatiana Linhares / DeFato Online

Vice-prefeito

Em seguida, foi a vez do vice-prefeito empossado Marco Antônio Gomes, emocionar o novo prefeito com um discurso afetuoso e emotivo.

“Fui convidado por várias vezes a ingressar na política, mas tudo tem seu tempo. E eu aprendi a esperar o tempo. Chegou o tempo em 2020. Após 33 anos de Itabira, de dedicação à medicina e aos dois hospitais, à clínica, à minha família, à Igreja Batista Central e à comunidade Itabira. Eu tive a oportunidade de conhecer o Marco Antônio Lage na Igreja quando oramos juntos pedindo a direção de Deus. Esse homem de sorriso largo, que transmite alegria, paz e sinceridade. E o que mais impressiona, amor por essa terra. Aprendemos a amar Itabira pelas pessoas. (…) Contamos com todos os itabiranos nessa videira de uma nova Itabira, de um novo tempo e de um novo marco”.

Foto: Tatiana Linhares / DeFato

Quebra de protocolos

Ao iniciar seu discurso, já empossado prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage agradeceu às pessoas que o ajudaram nessa caminhada. Então, quebrando os protocolos, ele deu voz e palavra à sua esposa Raquell Guimarães. “Minha companheira, minha amiga, uma guerreira única, incansável, exemplar. Uma mulher atenta como uma coruja, linda como uma gata, inteligente como uma mulher. Ela seria perfeita se não fosse tão brava como um cão de guarda”, disse Marco Antônio ao chamá-la.

Simpática, a nova primeira-dama de Itabira contou, sob seu ponto de vista, a caminhada do prefeito eleito durante o processo de campanha eleitoral. Ela destacou ainda a crença na mudança e a esperança depositada em seu marido enquanto prefeito.

“Sou companheira dessa pessoa que está sendo empossado como 40º prefeito da história de Itabira. Alguém mais aqui se atentou ao fato que o Marco 40 é o 40º prefeito? Coincidência? (…) Cabe agora descrever, lutamos o bom combate. Sim, Davi venceu Golias. O candidato que iniciou com 0,3%, venceu com 33.141 votos. Davi foi destemido, calculou a trajetória da pedra, calculou a intensidade da força, calculou a velocidade e a lançou. (…) Itabira entre num novo ciclo de vida. Sua história, creio eu, será dividida em pelo menos duas partes: antes e depois dos Marcos Antônios”

Foto: Tatiana Linhares / DeFato Online

Documento de compromisso com o cidadão

Em seu discurso, Marco Antônio afirmou que há dois caminhos para se alcançar o sucesso à frente da Prefeitura
de Itabira: força de trabalho e honestidade. “Com muita tranquilidade, reafirmamos: temos os dois. De sobra. Por herança, educação, formação e treinamento prático, graças a Deus”.

Assim, o prefeito eleito seguiu pontuando os compromissos firmados no que chamou de “Carta à Itabira”:
– Comunicação clara: não esconder nada de quem quer que seja;
– Competência técnica: ocupação de cargos com pessoas com experiência no ofício de competência da função;
– Tolerância zero à corrupção: adoção de meios de deter toda e qualquer consumação de atos ilícitos;
– Emprego: Prioridade para o desenvolvimento: desenvolver ideias e projetos para proporcionar a geração de empregos em Itabira;
– Combate à pobreza: voltar o olhar para os desafios das famílias que lutam contra a fome e a miséria;
– Esporte e Lazer: Trabalho para todos: a Secretaria Municipal de Esportes estará atenta às necessidades de nossos jovens principalmente, e também inclui, no seu bojo, a terceira idade;
– Educação e Cultura: Molas Mestras: educação infantil e fundamental como prioridade absoluta do governo, tendo a Cultura como complementar a tudo isso;
– Saneamento básico em dia: resolver definitivamente o problema da água e do esgoto em Itabira;
– Agricultura e Abastecimento: fornecer apoio incondicional ao homem do campo, seja ele pequeno, médio ou grande;
– Desenvolvimento econômico e turismo: discutir junto à Vale na busca de entendimentos para esta questão e, paralelamente, se atentar às programações estabelecidas pela comunidade;
– Itabira Cidade-Polo: Itabira como líder regional;
– Igualdade de gênero e igualdade racial: fazer de Itabira o maior polo de trabalho cooperativista feminino do Brasil e respeitar as origens e a cultura do município.

Transmissão do cargo

Ao sair da cerimônia de posse, Marco Antônio Lage foi recebido pelo agora ex-prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB). O petebista entregou ao sucessor os relatórios financeiros de sua gestão e, de maneira simbólica, as chaves do
gabinete. Ronaldo também colocou na lapela de Marco Antônio um brim com o brasão do município.

Em rápido discurso, Ronaldo Magalhães afirmou que deixa a Prefeitura com uma situação financeira muito melhor que a encontrada por ele há quatro anos. Ele citou o confisco do Estado e a Covid-19 como os grandes desafios encontrados e desejou sucesso à gestão que se inicia.

Já Marco Antônio elogiou a postura de Ronaldo e de sua equipe durante os trabalhos de transição. O prefeito empossado disse que o momento do embate político chegou ao fim com o resultado das eleições e que agora o trabalho será de dar uma melhor condição de vida a todos os itabiranos. “Alto que, tenho certeza, é o desejo de todos nós que estamos aqui”, finalizou o prefeito.

Foto: Divulgação