Pela primeira vez, uma investigação de óbito por Covid-19 é inconclusiva
O teste foi realizado pelo Hospital Nossa Senhora das Dores, em Itabira
Na tarde dessa quarta-feira (6), o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), em Itabira, divulgou que, pela primeira vez, uma investigação de óbito por causa do novo coronavírus apresentou resultado inconclusivo. O teste realizado foi o RT-PCR, em um paciente que estava internado no HNSD e faleceu no fim do mês de dezembro.
Ainda de acordo com o Hospital Nossa Senhora das Dores, o resultado inconclusivo pode estar relacionado às seguintes causas:
- amostra coletada precocemente (antes do período de três a sete dias do início dos sintomas);
- sensibilidade de amostra do trato respiratório inferior no momento da coleta devido a fator biológico do paciente no início dos sintomas;
- baixa carga viral, abaixo do limite de detecção do teste.
O protocolo para a ocorrência de resultados desse tipo, no teste para Covid-19, exige que haja a repetição do exame em até 48h. Porém, por se tratar em um paciente que veio a óbito, não será possível seguir a recomendação de nova testagem.
Por se tratar de um caso atípico, a situação está sendo analisada pela equipe técnica do Hospital Nossa Senhora das Dores. Além disso, o caso também será discutido com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Dessa forma, o óbito poderá ser computado como por Covid-19, caso tenha critérios técnicos para tal diagnóstico, como exames de imagem e clínica compatível. Se, ainda assim, não houver novas comprovações, o novo coronavírus poderá ser descartado como causa da morte.