Conhecimento em prol da vida: alunos de Enfermagem da Funcesi apoiam campanha de vacinação em Itabira

Estudantes e professores do curso de enfermagem estão contribuindo com a vacinação “drive-thru”

Conhecimento em prol da vida: alunos de Enfermagem da Funcesi apoiam campanha de vacinação em Itabira
Foto: Prefeitura Municipal de Itabira/Divulgação

“Embora sejam os alunos o sentido da existência da Funcesi, seu objetivo último como fundação comunitária, tem que ser a própria comunidade”.”, esta citação de Dom Mário Teixeira Gurgel, fundador da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), é o referencial para os alunos da instituição retribuírem, junto à sociedade, aquilo que lhes é ensinado em sala de aula.

E é seguindo esta premissa que a Funcesi, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem participado da vacinação drive-thru contra o coronavírus em Itabira. A ação, iniciada no dia 11 de fevereiro, tem como objetivo imunizar os grupos de risco em ordem de prioridades. A vacinação está sendo realizada no estacionamento do Funcesi, e vem ocorrendo de acordo com os critérios estabelecidos pelos órgãos públicos.

Além de trabalhadores da Secretaria de Saúde, estudantes e professores do curso de enfermagem da Funcesi estão mobilizados nesta campanha. Cerca de 20 alunos do curso de Enfermagem da Funcesi aplicam as doses da vacina e realizam, por meio do cartão de vacina, o cadastramento dos imunizados. Todos os alunos passaram por cursos preparatórios para executarem o serviço e estão totalmente equipados para garantirem a sua segurança e de todos.

Funcesi
Foto: Assessoria de Comunicação da Funcesi/Divulgação

Diretora geral da Funcesi e à frente da assessoria de comunicação da instituição atualmente, Flávia Pantuza diz que a ação é uma via de mão dupla. Tanto os estudantes, quanto a pasta da saúde tendem a ganhar na parceria.

“Para o acadêmico de Enfermagem, a prática profissional junto à equipe da SMS é importantíssima. Ele não está praticando apenas com o paciente, mas também com outros profissionais. Ele aprende mais, vê a situação real. Por outro lado, a equipe da Funcesi está dando suporte de mão de obra aos profissionais de saúde do município de Itabira, então existe uma via de mão dupla. Além disso, eu vejo que a comunidade também ganha, pois está recebendo um serviço com qualidade, bem organizado e com profissionais qualificados”, explica.

Segundo Flávia, esta é apenas a primeira etapa de uma longa campanha de imunização.

“Esta vacinação está sendo organizada em etapas para os grupos prioritários. O número de vacinas disponíveis será a referência para as próximas etapas”, comenta.

Um momento histórico

Ex-aluna da Funcesi e hoje professora de enfermagem na instituição de ensino, Patrícia Crisóstomo da Silva celebra a oportunidade dos seus estudantes participarem da histórica experiência. Para ela, os discentes só conseguirão assimilar o momento daqui a alguns anos.

 “Eu falo que daqui a alguns anos eles olharão para trás e perceberão que fizeram parte de um acontecimento inédito. Enquanto acadêmicos, eles estão tendo a oportunidade de intervir diretamente e salvar vidas”, afirma.

De acordo com a docente, envolvida na organização do projeto, a ação desperta o interesse de outros alunos do curso que já manifestaram, também, desejo de participar da campanha de imunização.

“Eles estão muito felizes. Hoje mesmo vários já entraram em contato querendo participar, por conta de relatos dos outros estudantes. Está sendo um marco na vida de cada um”, diz Patrícia.

Funcesi
Foto: Assessoria de Comunicação da Funcesi/Divulgação

Outras ações

Além da vacinação drive-thru, a Funcesi fomenta outros projetos que contribuem no combate à pandemia em Itabira. Um deles é o Conscientiza, que tem a condução da Professora Shirlei Luna Pereira e reúne diferentes cursos, já tendo realizado campanhas para a entrega de máscaras no município.

Além desse projeto, merece destaque o protagonizado por alunos que cumprem o último ano de fisioterapia. O grupo está responsável por realizar atendimentos junto a pacientes que contraíram o vírus e apresentam algum tipo de sequela, seja ela neurológica, cardiorrespiratória ou ortopédica. Os tratamentos são realizados na Clínica Escola da Funcesi, campo de estágio para o curso de Fisioterapia.

Para cada tipo de reação, existe um estudante acompanhado por profissional da fisioterapia. Flávia Pantuza menciona este preparo para cada tipo de tratamento como um dos benefícios da ação.

“A Covid-19 pode deixar muitas sequelas e este tratamento de fisioterapia é muito importante na recuperação das pessoas, em várias áreas. Muitos lembram apenas do problema respiratório, mas houve pessoas que chegaram aqui com lesões neurológicas, alguns chegaram sem andar, ou com problemas musculares. Estes pacientes estão sendo tratados de forma muito especial pelos fisioterapeutas e alunos.”

E assim, a Funcesi cumpre sua missão “Proporcionar às pessoas uma educação de qualidade desenvolvendo competências, habilidades e a cidadania para serem fermentadoras de uma nova sociedade”. E quem garante isso é a própria diretora-geral da instituição de ensino.

“Tradicionalmente, o mundo acadêmico é muito fechado. Porém, a Funcesi vem inovando e tem conseguido levar tudo aquilo que ela produz dentro da instituição para fora. O que a gente faz aqui deve repercutir, trazer benefício à comunidade. Esta é nossa missão”, finaliza Flávia.

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi)

Endereço: Rua Venâncio Augusto Gomes, 50 – Maj. Lage de Cima, Itabira
Telefone: (31) 3839-3600
Na internet: SiteFacebook e Instagram