Solidariedade: confira quanto Itabira arrecadou em doações para Santa Maria
Prefeitura Municipal, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atualizaram o número de donativos
A tragédia ambiental que acometeu Santa Maria de Itabira na manhã deste domingo (21) tem exigido uma enorme mobilização da região. Itabira, especialmente, assumiu um papel importante na assistência à cidade vizinha. Porém, este esforço não se limita apenas aos órgãos municipais e equipes de resgate. A população itabirana tem realizado várias doações para Santa Maria de Itabira, com alguns pontos coletas distribuídos pela terra de Drummond.
Um deles está localizado na sede do Corpo de Bombeiros, no bairro Amazonas. A Prefeitura Municipal, a Defesa Civil e os próprios Bombeiros atualizaram quanto foi arrecadado até as 15h de hoje. Entre as doações, foram recolhidos 2380 litros de água mineral, 874 quilos de alimento e 2594 rolos de papel higiênico. O número total será detalhado logo abaixo.
A coordenadora da Defesa Civil de Itabira, Nilma Maria Macieira de Castro, comentou sobre a mobilização feita pelos itabiranos. “A todo momento temos recebido donativos de toda a comunidade itabirana. E ainda estamos aguardando mais donativos para ajudar nossa irmã que, neste momento, está precisando dessa solidariedade da população”, afirmou.
O prefeito da cidade, Marco Antônio Lage, também celebrou o espírito solidário que tomou conta da população. O mandatário ainda enfatizou a importância do Grupo de Gestão Integrada de Riscos e Desastres, montado pela prefeitura há 15 dias, durante o auxílio prestado junto a Santa Maria de Itabira.
“Desde cedo, a Prefeitura de Itabira, com todas as suas secretarias, se colocou à disposição, trabalhando de forma integrada graças ao Grupo de Gestão Integrada de Riscos e Desastres que montamos há 15 dias. Lembrando que Defesa Civil não é um órgão, é um sistema, e Itabira, hoje, tem esse sistema estruturado juntando as secretarias de ação social, obras, Transita, SAAE, Itaurb, Secretaria de Administração, Saúde e Meio ambiente. Justamente para poder, de forma integrada, estar permanentemente de plantão entre novembro e março, quando a situação de risco na nossa cidade é iminente”, disse.
Marco Antônio ainda ressaltou que, no momento, os itens mais necessários são os de higiene pessoal, limpeza e roupa de cama e banho. Estes serão distribuídos em abrigos montados tanto em Santa Maria, quanto em Itabira.
Confira, abaixo, o montante arrecadado no ponto de coleta do Corpo de Bombeiros:
- Água mineral: 2380 litros
- Água sanitária: 598 litros
- Álcool 70: 107 litros
- Cloro: 52 litros
- Desinfetante: 123 litros
- Detergente: 352 litros
- 874kg de alimentos
- 42 cestas básicas
- 741 litros de leite
- 50 kg de leite em pó
- 96 litros de óleo de cozinha
- Papel higiênico: 2594 rolos
- Creme dental: 438 unidades
- Sabão em barra: 220 unidades
- Sabão em pó: 45 kg
- Sabonetes: 1012 unidades
- Absorvente: 64 unidades