Homem é preso em Uberlândia após incitar morte de Bolsonaro no Twitter

Presidente esteve na cidade na manhã desta quinta (4)

Homem é preso em Uberlândia após incitar morte de Bolsonaro no Twitter
No diálogo, homem afirma que ‘só precisa da arma’ para cometer atentado contra o presidente (Foto: Reprodução/Twitter)

Um homem de 24 anos foi preso em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, apontado como autor de ameaça de morte, em rede social, contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A prisão foi feita pela Polícia Militar (PM) e o caso foi encaminhado à Polícia Federal (PF). Os policiais agora investigam outras três pessoas que teriam postado mensagens de cunho ameaçador.

Bolsonaro teve uma rápida passagem por Uberlândia na manhã desta quinta-feira (4), quando ouviu um pedido de ajuda do prefeito, Odelmo Leão (PP). Por meio do Twitter, o homem identificado e preso havia dito na quarta (3): “Gente, Bolsonaro em Udia amanhã… Alguém fecha virar herói nacional?”. Em mensagem posterior ele ainda afirmou: “Atualização: o (governador Romeu) Zema estará também. Olha a oportunidade aí, meus amigos”.

+ Leia a matéria completa no Estado de Minas

Sobre o município

Uberlândia é um município brasileiro do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Sua população, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 699 097 habitantes em julho de 2020, sendo o município mais populoso da região do Triângulo Mineiro e o segundo de Minas Gerais, sendo o município mais populoso do interior de Minas e o quarto do interior do Brasil.

Distante 537 quilômetros da capital estadual, Belo Horizonte, Uberlândia se emancipou de Uberaba no final da década de 1880, possuindo sua denominação atual somente em 1929. O município possui destaque no turismo, com seus diversos atrativos culturais, naturais e arquitetônicos. Alguns dos principais são o Mercado Municipal, o Parque do Sabiá, Parque Municipal Victorio Siquierolli, Praça Clarimundo Carneiro, Praça Tubal Vilela, Praça da Bicota/Rosário e a famosa Avenida Rondon Pacheco.

Um dos principais eventos é o seu carnaval que, além de bailes de clubes, conta ainda com a participação de quatro escolas de samba e blocos que realizam um carnaval de rua na cidade. Outro fato importante a ser destacado na cultura é o recente recorde mundial de violeiros alcançado pelo município em 28 de outubro de 2017 na Arena Sabiazinho, com a presença de 674 violeiros tocando ao mesmo tempo, reafirmando uma tradição na música sertaneja herdada por grandes nomes. O município possui destaque também no turismo de negócio em escala nacional.