Câmara de Itabira homenageia profissionais da saúde e coveiros com moção de aplausos
Reinaldo Lacerda apresentou, ainda, anteprojeto para que o governo municipal dê abono salarial à linha de frente
O vereador Reinaldo Lacerda (PSDB) aprovou junto à Câmara de Itabira requerimentos para moção de aplausos aos profissionais da saúde e aos coveiros que atuam no enfrentamento à Covid-19. As homenagens tiveram apoio absoluto.
“Se faz necessário o reconhecimento de todos os trabalhadores da saúde: médicos, biomédicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, auxiliares administrativos, serviços gerais, maqueiros, socorristas, motoristas e psicólogos do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Hospital Municipal Carlos Chagas e Pronto-Socorro Municipal”, descreve o parlamentar, por meio dos requerimentos.
Lacerda reiterou que os coveiros prestam um trabalho indispensável a Itabira. “Sem dúvida são profissionais que trabalham arduamente no cumprimento dos seus deveres, exercendo função tão essencial neste momento em que vivemos”.
Abono salarial
O vereador também apresentou ao Legislativo um anteprojeto de lei que sugere abono salarial aos servidores públicos da Secretaria Municipal de Saúde que trabalham no combate à pandemia. A proposta foi aprovada e encaminhada ao prefeito.
No entanto, por decisão do governo federal, estão vedados os reajustes e a progressão funcional até 31 de dezembro de 2021 para categorias de servidores públicos que atuam na linha de frente. O congelamento foi exigido em troca do socorro financeiro de R$ 125 bilhões aos estados e aos municípios e foi validado pelo Supremo Tribunal Federal.