Itabirano Fabrício Sampaio é homenageado pelo DER-MG

Além da colocação da foto na Galeria de Ex-Diretores, a sala de reuniões do órgão passa a levar o seu nome; engenheiro faleceu em fevereiro vítima da Covid-19

Itabirano Fabrício Sampaio é homenageado pelo DER-MG
Foto: Divulgação/Agência Minas

Na manhã desta terça-feira (27), o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), com sede em Belo Horizonte, prestou uma homenagem ao seu último diretor-geral: o itabirano Fabrício Torres Sampaio, que faleceu em fevereiro deste ano vítima da Covid-19. Além de funcionário de carreira da instituição, ele ocupou cargos no Executivo estadual, participando de diversos projetos importantes de infraestrutura em Minas Gerais.

O evento contou com o governador Romeu Zema (Novo), ao lado do secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Fernando Marcato, que também ocupa interinamente o cargo de diretor-geral do DER-MG, familiares do ex-diretor e membros da diretoria da instituição. Além da colocação da foto na Galeria de Ex-Diretores, a sala de reuniões do órgão passou a se chamar Fabrício Torres Sampaio.

“É uma tristeza muito grande esta partida e fica aqui a nossa singela homenagem ao dr. Fabrício, esse ser humano sensível, atento e observador que participou tanto do desenvolvimento do nosso estado. Mas tenho certeza que, com esta equipe no DER-MG que ele estruturou, deixa aqui uma continuidade daquilo que ele gostaria de fazer. Os meus agradecimentos e sentimentos à família”, afirmou o governador.

O DER-MG possui, atualmente, cerca de mil servidores, estando presente em todo o estado. Além da sede em Belo Horizonte, possui 40 unidades em cidades-polo mineiras, desenvolvendo atividades relativas à edificação, construção e manutenção de estradas e rodovias, fiscalização, educação para a segurança no trânsito, bem como na elaboração, em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Seinfra, de estudos, pesquisas e projetos que visam melhorias no tráfego e no trânsito.

História

Nascido em Itabira, região Central, Fabrício Sampaio era formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e funcionário de carreira do DER-MG desde 1972. Além do cargo de engenheiro, foi chefe dos Escritórios Especiais de Obras de Teófilo Otoni e Belo Horizonte, quando foi responsável pela coordenação das obras de construção das Vias Expressas Leste-Oeste e a rodovia MG-424.

Foi ainda chefe da Assessoria de Planejamento e Coordenação, assessor técnico do diretor-geral, vice-diretor-geral e diretor de Operação de Vias. Também ocupou o cargo de subsecretário de Transportes da antiga Secretaria de Transportes e Obras Públicas e os cargos de secretário-adjunto e secretário de Estado da Secretaria Extraordinária de Assuntos Especiais, além do de diretor técnico da Companhia de Distritos Industriais.

* Com Agência Minas.