Conceição: decreto amplia horário de funcionamento do comércio
Após reclamações de grandes filas no comércio, Prefeitura de Conceição do Mato Dentro altera horário de funcionamento de alguns segmentos comerciais
A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro publicou, na noite de quarta-feira (12), o Decreto Municipal Nº 072/2021, que atualiza as medidas de enfrentamento à Covid-19 no município. A medida amplia o horário de funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais e tem como objetivo reduzir as enormes filas nas portas de supermercados e outras lojas da cidade.
Agora, supermercados, mercados, mercearias, hortifrutigranjeiros, açougues e padarias podem funcionar, de segunda-feira a sábado, das 6h às 21h, e aos domingos e feriados, das 6h as 14h. Já as celebrações religiosas estão autorizadas a acontecer de segunda-feira a domingo, inclusive nos feriados, até às 21h.
Outra mudança se refere aos meios de hospedagem, como hotéis e pousadas, que poderão funcionar para fins turísticos com até 50% da sua capacidade.
Entenda
No fim da tarde desta sexta-feira (7), pontos comerciais de Conceição do Mato Dentro registraram enormes filas de clientes no espaço externo. Em fotos e vídeos recebidos pela DeFato, é possível ver várias pessoas reunidas em pouco espaço, elevando, e muito, o risco de contaminação por Covid-19.
Para muitos moradores da cidade, os transtornos aconteceram, principalmente, por conta do decreto Nº 63/2021, que entrou em vigor no dia 28 de abril. Nele, estava estabelecido que as atividades econômicas do município só poderiam funcionar presencialmente das 6h às 18h, entre segunda-feira e sexta-feira.
De acordo com os conceicionenses, a restrição de horários, conciliada com a rotina da população, fez com que muitas pessoas se dirigissem aos estabelecimentos em horário parecido, gerando as grandes filas.