Concurso Polícia Federal: divulgado novo cronograma
Os locais de provas só serão informados no dia 18 de maio
Nesta sexta-feira (14), a Polícia Federal divulgou no Diário Oficial da União o novo cronograma do concurso público de 2021. De acordo com o publicação, as provas objetivas e discursivas estão confirmadas para o dia 23 de maio. Além disso, os locais de provas serão divulgados a partir do dia 18 de maio, no site do Cebraspe .
As provas terão duração de quatro horas e meia e serão aplicadas a partir das 14h. A única exceção são os exames para delegado federal. Nesse caso, as provas objetivas acontecem na parte da manhã, com duração de 3 horas e meia. Já as discursivas terá a duração de cinco horas e serão aplicadas no período da tarde, a partir das 15h.
A divulgação dos gabaritos preliminares da prova objetiva, e do padrão preliminar de respostas das discursivas, deve ser feita no dia 25 de maio, a partir das 19h. Quem quiser entrar com recursos, os prazos vencem nos dias 26 e 27. E o resultado final da prova objetiva, bem como o provisório da discursiva, poderão ser conhecidos no dia 11 de junho.
A Polícia Federal informou ainda que o resultado final das provas discursivas e convocação para o Teste de Aptidão Física (TAF) serão realizados no mesmo dia, em 29 de junho. Esse último será aplicado no mês de julho, nos dias 3 e 4. Os resultados do teste físico e agendamento da avaliação médica também acontecem no mesmo dia, em 23 de julho.
Ainda constam nas próximas etapas:
- Realização da avaliação médica (presencial) – 7 e 8/8/2021;
- Aplicação da prova oral (delegado) – 23 e 24/10/2021;
- Aplicação da prova prática de digitação (escrivão) – 24/10/2021;
- Resultado final da primeira etapa do concurso e convocação para a matrícula no curso de formação – 21/12/2021.
O concurso Polícia Federal 2021
O concurso da Polícia Federal 2021 abriu 1500 vagas. Os interessados ocuparão os cargos de Agente de Polícia (893 vagas), Escrivão de Polícia (400 vagas), Papiloscopista (84 vagas) e Delegado (123 vagas). A jornada de trabalho será de até 40 horas semanais.
A primeira etapa do concurso público destina-se à admissão no Curso de Formação Profissional e abrangerá as seguintes fases, de responsabilidade do Cebraspe:
- prova objetiva, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório;
- prova discursiva, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório;
- exame de aptidão física, para todos os cargos, de caráter eliminatório;
- avaliação médica, para todos os cargos, de caráter eliminatório;
- prova oral, somente para o cargo de Delegado de Polícia Federal, de caráter eliminatório e classificatório;
- prova prática de digitação, somente para o cargo de Escrivão de Polícia Federal, de caráter eliminatório;
- avaliação de títulos, somente para o cargo de Delegado de Polícia Federal, de caráter classificatório; e
- primeiro momento da avaliação psicológica, para todos os cargos, sem caráter eliminatório.
A segunda etapa consistirá de curso de formação profissional, de caráter eliminatório, de responsabilidade da Academia Nacional de Polícia. Essa etapa será realizada no Distrito Federal, podendo ser desenvolvidas atividades, a critério da Administração, em qualquer unidade da Federação.
Durante a execução dessa fase do concurso público, o Curso de Formação Profissional, será realizado o segundo momento da avaliação psicológica, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe, que atuará sob supervisão da Polícia Federal.