Preocupação com abastecimento de água volta a ser debatido em reunião na Câmara de Monlevade
Na sessão do dia 24 de fevereiro, Gustavo já havia abordado o assunto
Nessa quarta-feira (26) durante a reunião ordinária do Legislativo de João Monlevade, o presidente da Casa, Gustavo Maciel (Podemos), mostrou novamente sua preocupação com as questões hídricas no município. Na sessão do dia 24 de fevereiro, Gustavo já havia abordado o assunto. Na época, ele comunicou às autoridades municipais e aos Comitês das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba e Doce sobre a necessidade em promover amplo debate quanto ao tema.
Gustavo disse que enviou essa semana ofício ao gerente das Minas Centrais da Vale, Jefferson Corraide, solicitando esclarecimentos sobre a situação das barragens da empresa.
Segundo o presidente, a medida é para que o Legislativo tenha conhecimento em caso de um possível rompimento de barragem e como isso afetaria a parte hídrica do município, haja vista que 100% do abastecimento de água em Monlevade é proveniente da Bacia do Piracicaba e do rio Santa Bárbara.
No documento, Gustavo ainda solicitou que a Vale informe se há algum estudo ou se a empresa tem preparado um plano para minimizar os impactos em João Monlevade no que diz respeito à questão hídrica em caso de rompimento de quaisquer das estruturas.
Visita
Em sua fala na tribuna, o vereador Thiago Titó (PDT) relatou que recebeu uma denúncia de que o rio Santa Bárbara (onde ocorre a captação de água que abastece o município) está sofrendo assoreamento. Titó disse que comunicou a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Assessoria de Comunicação do Executivo a respeito do assunto.
Após receber a denúncia, uma comitiva do Executivo esteve na Estação de Tratamento de Água (ETA) e na foz do “Córrego dos Coelhos”, no Rio Santa Bárbara para verificar a situação.
Titó relatou que no local foi constatado, além do assoreamento, falta de mata ciliar e outros fatores ambientais que são necessários para que haja captação de água com qualidade. O vereador disse que a Prefeitura irá criar um fórum com a participação de diversos setores para apresentar os problemas e buscar soluções.